Metalúrgicos: Campinas e Jaguariúna têm novas direções sindicais

Os Sindicatos dos Metalúrgicos de Campinas e de Jaguariúna realizaram eleições para renovação das diretorias. Em ambas as entidades, as chapas da situação venceram. Em Jaguariúna, a nova diretoria é composta por representantes da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Em Campinas, a nova diretoria é composta por uma fração de militantes da Intersindical.

A chapa 1 (Democracia e Participação), de Jaguariúna, é composta por 24 integrantes e vai comandar a entidade até 2016. A principal mudança foi a eleição de um novo presidente. O Sindicato representa mais de 11 mil trabalhadores de 250 empresas nas cidades de Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Serra Negra e Monte Alegre do Sul. Segundo o presidente eleito, José Francisco Salvino (Buiú), o objetivo da diretoria é mostrar que nada é mais importante que garantir o respeito dos direitos dos trabalhadores e a ampliação de suas conquistas dentro da fábrica.

A apuração dos votos para a eleição do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas começou na tarde de sexta (15/07) e só terminou na manhã de sábado. O atual presidente, Jair dos Santos, da Chapa1 (Chapa da Intersindical) foi reeleito com 14.301 votos (85%). A Chapa 2, com representantes da CTB e também da Intersindical, obteve 2.476 votos (15%). Brancos somaram 125 e os nulos 282.

O novo mandato vai até 2014. O Sindicato representa aproximadamente 45 mil trabalhadores das cidades de Campinas, Indaiatuba, Valinhos, Americana, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor, Sumaré e Paulínia; numa base que abrange mais de 3.500 empresas.

De Campinas,
Agildo Nogueira Junior