Roberto Monteiro visita área de remoção na Barra
Algumas comunidades estão passando pelo processo de desapropriação, uma vez que estão em áreas de risco ou destinadas à construção de vias importantes ou outras obras. Para conhecer o problema de perto, no dia 18, o vereador do Rio, Roberto Monteiro (PCdoB) e o diretor da Confederação Nacional de Moradores (Conam), Paulo César, visitaram a Vila Recreio, uma área de remoção localizada na Barra da Tijuca.
Publicado 20/07/2011 18:53 | Editado 04/03/2020 17:04
Durante a visita os moradores relataram ao vereador os problemas que estão passando, pois estão desde 2010 lutando contra as remoções. Para eles, o maior problema tem sido a forma como as famílias são removidas pela Prefeitura do Rio, sem aviso prévio.
Além de serem expulsos das áreas onde moram, as pessoas são realocadas em regiões distantes de onde moravam e que nem sempre oferecem condições seguras de moradia.
Apesar de ser a favor do desenvolvimento da cidade, das melhorias propostas pela prefeitura, e acreditar que serão benéficas para toda a população, o vereador Roberto Monteiro exige que as remoções, caso sejam estritamente necessárias (no caso, por exemplo, de ocupação em áreas de risco), ocorram de maneira justa e que a população esteja de acordo.
“Temos que levar em conta as necessidades dos moradores. Não podem tirar as pessoas do lugar onde sempre viveram para outros lugares afastados, sem saneamento básico, infraestrutura e transporte de qualidade. Pois o trabalhador, além de perder a moradia, corre o risco de perder o emprego. Essas pessoas precisam ter os seus direitos sociais respeitados. O processo de remoções deve levar em conta as necessidades das pessoas, a população precisa ser ouvida”, disse o vereador, que colocou o mandato à disposição dos moradores e da Conam.