Insurgentes derrubam outro helicóptero da Otan no Afeganistão
As forças insurgentes afegãs assumiram a responsabilidade pela queda de outro helicóptero Chinook da Otan, na província de Paktia, com um total de mais de 30 baixas.
Publicado 09/08/2011 10:07
Em nota nesta capital, fontes da insurgência talibã mencionaram ainda mais de trinta ações armadas nas localidades de Injee, Babaji, Terenkot e Shahjo, onde abateram o chefe militar Tila Muhammad.
Meios da Organização do Tratado do Atlântico do Norte (Otan) assinalaram que ainda investigavam as causas da queda do Chinook, similar à do destruído em Wardag na última sexta-feira (05).
A informação da insurgência foi fornecida à agência local AIP, em Kabul, agregando-se que os militares pertenciam também ao corpo de elite estadounidense denominado Seal.
Segundo dados divulgados pela Agência Kali Yuga, as forças insurgentes, até a data, abateram 17 helicópteros de diferentes tipos. No decorrer deste ano, a chamada coalizão, liderada pelos Estados Unidos no marco da Otan, sofreu um total de 380 mortos, deles, 281 estadunidenses, números superados somente pelo ano de 2009 completo e ainda sem finalizar o de 2011.
Os Estados Unidos, com um terço dos 150 mil soldados estrangeiros que ocupam o Afeganistão, mantêm neste país cerca de cinco mil Seal, comandos especiais para ações de contrainsurgência.
Fonte: Prensa Latina