Cristina Kirchner vence primárias, segundo boca de urna
A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, ganhou as primárias realizadas neste domingo (14) no país para definir os candidatos do pleito geral de 23 de outubro, segundo pesquisa boca-de-urna citada pela imprensa local.
Publicado 14/08/2011 20:17

Cristina, que tenta a reeleição, é seguida pelo ex-governante Eduardo Duhalde, segundo emissoras de televisão e rádio argentinas.
O canal de notícias C5N assegurou com base nas pesquisas de boca de urna que Cristina leva vantagem de 30 pontos percentuais sobre o segundo candidato mais votado.
A maioria dos meios de comunicação afirmou que ela alcançou uma ampla vitória sobre Duhalde, que teria ficado em segundo lugar, enquanto alguns sustentam que estão disputando a segunda colocação o dirigente peronista e Ricardo Alfonsín, da União Cívica Radical e filho do ex-presidente Raúl Alfonsín.
A legislação eleitoral proíbe a difusão de pesquisas de boca de urna a menos de três horas após o fechamento das sessões eleitorais e se espera que os primeiros resultados oficiais sejam divulgados às 21h.
Os candidatos devem obter pelo menos 1,5% dos votos válidos para poderem concorrer às eleições gerais de outubro.
No total, 28,6 milhões de pessoas estavam convocadas para votar neste domingo nas primárias.
Implementado por uma reforma política aprovada pelo Parlamento no final de 2009, este pleito definirá os candidatos que concorrerão às presidenciais e à renovação da Câmara dos Deputados e do Senado.
As primárias também foram destinadas a revalidar as candidaturas para as eleições locais de 23 de outubro que serão celebradas nas províncias de Buenos Aires, San Juan, San Luis e Santa Cruz.
Com informações do Portal Terra