Campinas entra na fase final do processo de conferência

A Conferência começa às 9 horas de amanhã, sábado (27), no plenário da Câmara Municipal. Às 15 horas será realizado um grande ato político com a presença de dirigentes estaduais e nacionais, autoridades políticas e lideranças sindicais e populares. A realização da Conferência Municipal teve que ser adiada em uma semana devido à instalação da sessão na Câmara que levou à cassação do prefeito de Campinas.

baner2

O processo de conferência realizou dezenas de assembleias e plenárias e reuniu mais de um milhar de pessoas. Houve uma participação expressiva de não filiados, gente disposta a conhecer as ideias do Partido. Por conta dessa participação, muita gente nova assinou as fichas de filiação. Mais de 200 novos militantes se uniram à luta, apontando para um grande desafio de formação e organização.

Militantes novos que pretendem lançar candidaturas às eleições do ano que vem organizaram as reuniões com o mesmo afinco de militantes tradicionais que têm os mesmos anseios. Outra questão a ser destacada é a realização de reuniões com base em coletivos – conforme estabelecido pelo estatuto do Partido. Coletivos de comunicadores e de militantes do movimento LGBT são dois exemplos de novas formas de organização incorporadas à estrutura partidária.

O vereador Sérgio Benassi demonstrou satisfação com a nova fase do Partido. Para ele, o partido é um organismo vivo. Assim é preciso “pensar o partido de acordo com a fase que a gente vive, de acordo com as características de cada época, porque se somos uma organização a serviço da política, e o diagnóstico político de cada momento se faz essencial”. Benassi considera que o Partido em Campinas tem conseguido realizar as análises necessárias para implementação da linha política nacional do PCdoB.

O Comitê Municipal já definiu as nominatas para a próxima direção e para as delegadas e delegados à Conferência Estadual – que serão submetidas ao plenário da Conferência de Campinas. A entrada para o plenário da Câmara é feita pela av. engenheiro Roberto Mange, 66 – bairro Ponte Preta.

Programação inclui apresentação de vídeos

Confira um resumo da programação da Conferência (que deverá ser aprovada no início dos trabalhos):

8h30 – Credenciamento e exibição do vídeo com o pronunciamento do vereador Sérgio Benassi na sessão da Câmara que cassou o prefeito de Campinas.
9h – Início dos trabalhos.
13h – Intervalo para almoço.
13h30 – Exibição do vídeo “Um homem [in]comum”, documentário de Amira Camargo que narra parte da vida do militante comunista Paulo Marcomini.
14h – Retomada dos trabalhos.
15h – Ato Político.
19h – Encerramento da Conferência.

De Campinas,
Agildo Nogueira Junior