Carlin Moura é homenageado por Jô Moraes na Câmara
A homenagem prestada pela cidade de Contagem ao deputado estadual Carlin Moura (PCdoB) com a Comenda do Mérito do 1º Centenário mereceu destaque da deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG), durante discurso na tribuna da Câmara. “Ele a recebeu exatamente por representar a história daquele povo, pois sua família foi se instalar na cidade quando surgiu o parque siderúrgico e o parque metalúrgico”.
Publicado 06/09/2011 20:30 | Editado 04/03/2020 16:49

Jô também registrou que outras 12 pessoas foram agraciadas com a Comenda, entre as quais a prefeita local, Marília Campos, e o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro.
Em seu pronunciamento, a parlamentar lembrou ter sido Contagem que a abrigou quando fugida da fúria da ditadura militar. “Foi aquele povo que me garantiu a vida”, disse.
Discurso
“Senhora Presidente, deputada Rose de Freitas, que muito nos orgulha ao se sentar nessa cadeira, queridos deputados, queridas deputadas, no último dia 30 de agosto, a cidade de Contagem completou seus 100 anos.
É uma cidade que, evidentemente, tem 100 anos de emancipada, mas cuja origem remonta ao século XVIII, quando a Coroa Portuguesa instalou ali, ao lado do Ribeirão das Abóboras, um posto fiscal para contagem do gado que atravessava o Estado de Minas Gerais.
E por que a importância dessa cidade? É uma cidade eminentemente operária, caros deputados, queridas deputadas. Foi a essa cidade de Contagem que eu, no período da ditadura militar, originariamente nascida em Cabedelo, na Paraíba, pude ir para me esconder. E foi aquele povo que me garantiu a vida.
Na cidade de Contagem, que evidentemente se desenvolve e cresce, foi construída e estabelecida recentemente a Comenda do Mérito do 1º Centenário de Contagem, com que foram agraciadas as figuras mais importantes. Registro aqui, com muito carinho, que o deputado Carlin Moura, do meu partido, juntamente com a prefeita e o presidente da Assembléia, recebeu essa comenda.
Ele a recebeu exatamente por representar a história daquele povo, pois sua família foi se instalar na cidade quando surgiu o parque siderúrgico e o parque metalúrgico.
Considero, senhoras e senhores deputados, que a cidade de Contagem teve um marco não apenas no período da Segunda Grande Guerra, criando alternativas para enfrentar as carências da produção siderúrgica e metalúrgica. Contagem passa a ter um impulso muito grande quando do início do Governo do Presidente Lula e do Governo da Presidente Dilma, com a harmonia que houve entre ela e o Brasil. Naquele momento, instalou-se em Contagem uma perspectiva no rumo do Brasil.
Foi para mais de 13 pessoas que nós de Contagem, que tem mais de 100 anos, realizamos essa homenagem, considerando que nossa cidade, a Contagem das Abóboras, é também a cidade da liberdade, cujo marco foi a greve dos metalúrgicos de 1968.
Era o que tinha a dizer, Senhora Presidente.”
De Belo Horizonte,
Graça Borges