Mobilização em todo estado faz PCdoB/CE adiar 20ª Conferência
O Comitê Estadual do PCdoB/CE se reuniu no domingo (02) para discutir a preparação da 20ª Conferência. Durante a reunião, a última do atual comitê, os dirigentes comunistas avaliaram a grande mobilização e o debate intenso que o Partido tem vivido durante o processo de conferência. Sob o lema “Por um partido mais forte, amplo e influente”, até o momento, mais de 5.500 filiados participaram de 111 conferências municipais e elegeram 263 delegados para a plenária final da conferência estadual.
Publicado 03/10/2011 01:45 | Editado 04/03/2020 16:30

Durante o processo, que se iniciou em junho deste ano, foram realizadas 185 assembleias de organismos de base e coletivos partidários, número que poderá chegar a duzentos, segundo o Secretário Estadual de Organização do PCdoB, Abel Rodrigues. O dirigente comunista informa que ainda deverão ser realizadas pelo menos 14 conferências e, em mais de vinte cidades, estão sendo organizadas comissões provisórias, o que levará o partido a estar presente em cerca de 150 , dos 184 municípios cearenses.
“No Ceará, o Partido vive um momento inédito em sua história, já que nunca esteve tão presente no conjunto do estado, assim como nunca viveu uma mobilização partidária tão grande e intensa”, analisa Abel Rodrigues. A título de comparação, o secretário de organização informa que há dois anos, durante o processo do 12º Congresso, foram mobilizados 4955 filiados em 103 conferências municipais, tendo sido realizadas 140 assembleias de base, números que foram expressivamente superados este ano.
Conferência Estadual adiada
A expressiva mobilização partidária, assim como o grande número de lideranças políticas e sociais que têm buscado se filiar ao PCdoB, chegou a superar as expectativas da direção partidária. Por esta razão, o Comitê Estadual decidiu adiar a plenária final da 20ª Conferência Estadual dos dias 15 e 16 de outubro para 05 e 06 de novembro. “Num bom número de cidades ainda serão realizadas conferências municipais, inclusive nos dias 15 e 16, e em outras ainda estão sendo registradas novas comissões provisórias municipais, o que nos levou a estender o prazo limite, que antes era 1º de outubro”, informa Abel.
Segundo Viviane Rodrigues, da Comissão Organizadora da 20ª Conferência, a infraestrutura do evento está praticamente pronta e o alojamento dos delegados do interior está assegurado. Já em relação ao local, antes previsto para o Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, poderá ser redefinido em função de agenda e da própria dimensão da plenária final e do ato político que abrirá o encontro dos comunistas cearenses. Viviane também informa que está bem encaminhada a homenagem à ex-presidente e uma das responsáveis pela reorganização do PCdoB/CE nos anos 70, Gilse Cosenza, que receberá a Comenda Bergson Gurjão.
Durante a reunião foi discutido o texto do informe político que será apresentado aos delegados à plenária estadual e foi feita uma consulta aos dirigentes estaduais sobre a nominata do novo comitê estadual a ser eleito. O documento faz um breve relato da trajetória dos comunistas cearenses, apresenta os principais desafios e enumera as tarefas do partido para a biênio 2011-2013. Segundo o Presidente Estadual do PCdoB, Carlos Augusto (Patinhas), que apresentou o texto, o objetivo do informe é resgatar a rica trajetória do Partido Comunista no Ceará para demonstrar o quanto o partido tem desempenhado um papel relevante nas lutas do povo cearense. “A nossa trajetória nos orgulha e nos impulsiona a encarar os novos desafios que a história nos coloca neste ciclo de desenvolvimento que vivem o Ceará e o Brasil e de retomada do protagonismo de nosso povo através das muitas mobilizações que temos presenciado”, afirmou Patinhas. O dirigente comunista informa que no dia 16 de outubro a Comissão Política Estadual fará uma reunião para fazer um balanço final do processo em curso e finalizar os preparativos da Conferência Estadual.
Da redaçao local