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YouTube lança projeto espacial e exclui brasileiros

Na segunda (10) o YouTube lançou um canal para apoiar uma competição que levará experimentos de internautas comuns ao espaço. O canal foi batizado de YouTube Space Lab, uma parceria entre a empresa do Google, a Lenovo e três agências espaciais: Nasa (EUA), ESA (Europa) e Jaxa (Japão).

Pessoas do mundo todo poderão competir. No final do processo, duas ideias serão postas a prova e, então, transmitidas pelo YouTube ao vivo via streaming. Mas os brasileiros estão fora, segundo o Google, "devido a restrições legais que não nos permitiram incluir o Brasil nesta competição".

A Info Online foi atrás da companhia, mas não recebeu resposta sobre o motivo da exclusão que, como notou o site, só deixou de fora, além do Brasil, os países com alguma sanção política ou econômica imposta pelos EUA: Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão, Myanmar/Burna, Síria e Zimbábue.

Além de não ser desses países, o interessado em participar deve criar um vídeo de dois minutos explicando a ideia. Ali devem estar a pergunta, a hipótese, o método e os resultados esperados – tudo o que um experimento normalmente exige.

Isso pode ser feito tanto por um único indivíduo quanto por grupos que se enquadrem em duas categorias: de 14 a 16 anos e 17 a 18 anos. Cada pessoa ou grupo pode mandar até três vídeos sobre biologia ou física.

Um conselho formado por cientistas, astronautas e professores – entre eles o físico Stephen Hawking – irá analisar tudo e selecionar 60 finalistas. São 10 de cada grupo etário e de cada região, já que foi criada uma divisão entre Américas; Europa, Oriente Médio e África; e Ásia e Pacífico.

No final, o YouTube escolherá seis pessoas ou grupos, que serão levados a Washington, nos EUA, onde receberão prêmios. Só lá é que serão escolhidos, em março do ano que vem, os dois grandes vencedores, um em cada faixa etária.

Estes dois verão seu experimento na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) pelo YouTube, assim como o restante do mundo. Além disso, terão outros prêmios à escolha, como viagens ao Japão para ver o lançamento de um foguete ou um treinamento oficial de astronauta na Rússia.

Redação Adnews