Conferência do PCdoB reúne diversos partidos em Salvador

O ato de abertura da Conferência Municipal do PCdoB em Salvador, realizado na manhã deste sábado (15), referendou a pré-candidatura da deputada federal Alice Portugal à prefeitura de Salvador e reuniu lideranças políticas de diversos partidos. O encontro reúne militantes de todos os segmentos em que o partido atua na cidade, desde a noite de sexta-feira, para debater o projeto e a estratégia do partido para a batalha eleitoral do ano que vem na capital baiana.

Conferência Salvador

Com o tema Salvador em Boas Mãos, a Conferência reuniu as mais expressivas lideranças políticas do PCdoB na cidade, como o deputado federal Daniel Almeida, presidente estadual do PCdoB, a deputada federal Alice Portugal, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães; a presidente da Bahiafarma, Julieta Palmeira; o deputado Álvaro Gomes, os secretários estaduais do Trabalho, Nilton Vasconcelos, e da Secopa, Ney Campello, e as vereadoras Aladilce Souza e Olívia Santana.

O evento contou também com a presença dos deputados federais Nelson Pelegrino (PT), Lúcio Vieira Lima (PMDB), Bispo Márcio Marinho (PRB), Antonio Brito (PTB) e Maurício Trindade (PR), o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), os vereadores Sandoval Guimarães (PMDB), Gilmar Santiago (PT), Marta Rodrigues (PT) e Vânia Galvão (PT) e os dirigentes do PCB, Sandro Santa Bárbara; do PSB, Waldemar Oliveira, e do PV, Virgílio Pacheco. O secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla também prestigiou o evento.

A deputada Federal Alice Portugal falou da importância da unidade para melhorar as condições de vida do povo de Salvador. “Salvador é uma cidade com mais de 3 milhões de habitantes. As antigas oligarquias estalaram uma cidade de frente pro mar no cartão postal, mas de costas para grande parte da população. Não jogamos toda a culpa pelos males de Salvador nas costas do atual gestor, muitos outros que o antecederam contribuíram para isso, mas neste último período a cidade vem passando pelo agravamento de muitas destas questões. Salvador está no limbo político e no caos administrativo”, declarou Alice.

“Sabemos ser parceiros, mas queremos também ser protagonistas.Lançar uma pré-candidatura não nos afasta dos governos estadual e federal. Governos democráticos e construídos a muitas mãos. A nossa pré-candidatura reforça a pluralidade e a riqueza da base de Jaques Wagner. Teremos unidade para colocar Salvador em boas mãos”, concluiu Alice.

Debate sobre Salvador

Durante a sua fala, o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, pediu desculpas a Salvador por ter apoiado a reeleição do prefeito João Henrique Carneiro à prefeitura de Salvador em 2008. “Quero em público pedir desculpas a vocês por ter apoiado a candidatura à reeleição do prefeito João Henrique em 2008. Isso foi um erro. Faz bem vocês em apresentar o nome de Alice Portugal como pré-candidata. Só assim os partidos crescem, apresentando ao povo suas idéias e lideranças”, afirmou o peemedebista.

Já o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) afirmou que todas as candidaturas são legítimas. “Feliz de nós que temos várias opções e estaremos juntos, se possível no primeiro turno ou então, no segundo turno. Nós queremos participar dos debates sobre Salvador e caminhar juntos neste projeto para melhorar Salvador”.

Em sua exposição, o presidente estadual do PCdoB , Daniel Almeida, ressaltou a importância do partido nos principais momentos da história do Brasil, desde a sua criação em 1922. “Nós lutamos contra a ditadura e pela redemocratização do país, apoiamos desde o primeiro momento o projeto que elegeu um operário como presidente do país e a primeira mulher, a presidente Dilma e do governador Jaques Wagner. Participamos de todas estas lutas e entendemos que agora é a vez do PCdoB e por isso vamos mostrar a nossa cara em Salvador e em muitas outras cidades da Bahia e do Brasil”, disse.

De Salvador,
Eliane Costa