Mesmo sem jogar na Europa, Neymar concorre à Bola de Ouro
O atacante santista Neymar Júnior está entre os 23 candidatos escolhidos para concorrer à Bola de Ouro da Fifa, título dado ao melhor jogador de futebol do ano. O atacante santista é o único concorrente que atua no Brasil. O outro brasileiro na disputa é o lateral-direito Daniel Alves, que atua no Barcelona, da Espanha. Os três finalistas do prêmio serão anunciados no dia 5 de dezembro e o vencedor será conhecido em 9 de janeiro em Zurique, na Suíça.
Publicado 01/11/2011 12:10

Neymar é o primeiro jogador de um clube não europeu a disputar o prêmio desde 2007, quando o goleiro do São Paulo, Rogério Ceni, foi indicado. Com 19 anos, cobiçado por vários clubes do futebol europeu, Neymar entra na disputa da Bola de Ouro depois de ter sido o grande nome do Santos nas campanhas dos títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Paulista deste ano. Além disso, ele vem comprovando a fama de maior jogador do Brasil na atualidade, com belas e decisivas atuações com a camisa santista ao longo desta temporada.
Outros quatro sul-americanos também concorrem à premiação. Os argentinos Lionel Messi (Barcelona) – atual bicampeão – e Sergio Agüero (Manchester City/ING), e dois uruguaios, Diego Forlán (Internazionale/ITA) – eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 – e Luís Suárez (Liverpool/ING). Na lista por times, a Espanha é destaque. O Barcelona tem oito representantes na lista final e o Real Madrid aparece com cinco.
A decisão final será tomada por capitães e técnicos de seleções nacionais, além de representantes da mídia selecionados pela revista France Football.
Muricy já sabia
O técnico do Santos, Muricy Ramalho, afirmou no sábado (29) não ter se surpreendido com a presença de Neymar na lista dos melhores jogadores do mundo. O técnico não arrisca palpite sobre a disputa para 2011, mas acredita que Neymar será o nº 1 do planeta em 2014, ano do Mundial.
Com informações da Agência Estado e Reuters