Movimento Apoiado pela UJS vence o 14° Congresso da AME.

Nos dias 05 e 06 de Novembro centenas de secundaristas estiveram reunidos em Chapada dos Guimarães para realizar o 14º Congresso da Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas (AME) e a Etapa Estadual do 39º Congresso da UBES. O Movimento “Tenho Algo a Dizer” elegeu a Presidenta da AME e 95% dos Delegados para a Etapa Nacional do CONUBES

AME MT

O Congresso da AME foi especial para os estudantes, pois foi comemorado 2 (dois) anos de reconstrução da entidade, além de acontecer na semana da conquista da reserva de 50% das vagas para alunos de escolas públicas na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Reserva essa que foi conquistada com muita mobilização da AME, UBES, UNE, DCEs e Grêmios Estudantis do Estado.

Foram credenciados cerca de 100 delegados de diversas regiões do Estado, inclusive em escolas da zona rural e urbana. Tendo entre os participantes dos Congressos representações de todas as regiões inclusive de comunidades indígenas tradicionais. Muitos observadores e convidados se credenciaram no congresso tornando essa Etapa Estadual da UBES uma das maiores dos últimos 10 anos.

Durante os dois dias de congresso ocorreram debates sobre a Reformulação do Ensino Médio, Financiamento da Educação; O Papel do Ensino Técnico para o Desenvolvimento de MT; Combate a todo tipo de Preconceitos; Acesso a Universidade; Assistência Estudantil entre outros temas. Foram realizadas diversas oficinas como: grafite, comunicação e uma sessão de curtas-metragens.

No domingo de manhã sucederam comemorações dos 65 anos da entidade que teve entre suas fileiras diversas lideranças políticas do Estado como o ex-governadores e deputados. As comemorações começam esse ano e só terminam no próximo, tendo no calendário de atividades: passeatas, shows, atos políticos e debates.

A plenária final do congresso elegeu a presidente da próxima gestão da AME. a estudante, militante da UJS e coordenadora do Movimento “Tenho Algo a Dizer”, Danielle Alcântara foi eleita em chapa única. Danielle que é Presidente da UMES do município de Cáceres organizou a maior jornada de lutas da história da cidade. A jornada ocorreu no último semestre com diversas passeatas e greves estudantis em algumas escolas da cidade contra o sucateamento da Escolas Estaduais.

Essa nova gestão assume com a responsabilidade de fortalecer a AME e cada vez mais ocupar os espaços de discussão no Estado e levar a entidade estudantil para cada canto de MT. Gestão dos 65 anos de fundação da AME que começa com o tema "Nós Apenas Começamos".

Para Ana Flávia presidente da UJS-MT a condução de uma militante da UJS para dirigir a entidade pelos próximos dois anos reflete que temos acertado ao longo da última gestão de reconstrução da entidade, gestão que conquistou a Reserva de Vagas na UFMT, conquistou a manutenção do Passe Livre em Cuiabá, Reforma das Escolas Estaduais em Cáceres, Passe Livre em Rondonópolis, Adesão da UFMT ao SISU. Agora é começar a nova gestão já com muita tarefa, pois nos próximos dias acontece a Conferencia de Avaliação do Plano Estadual de Educação.

Do total de 45 delegados que representaram MT na Etapa nacional do 39º Congresso da UBES nos dias 1 á 4 de Dezembro em São Paulo, 42 fazem parte do movimento “Tenho Algo a Dizer”.

Fonte: Rarikan Heven (Diretor de Grêmios da UBES)