Campinas recupera e reabre Balneário Público do Taquaral

Cercado por dezenas de crianças de três instituições que cuidam de menores em situação de vulnerabilidade, o prefeito Demétrio Vilagra entregou na manhã de sábado (19/11), as novas dependências do Balneário do Parque Taquaral. O prefeito esteve acompanhado pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Sebastião Arcanjo, pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Petta e por coordenadores do Projeto Lazer Esportivo, que dá apoio às atividades esportivas desenvolvidas na cidade.

balenario

Também participaram do evento, Ademar de Campos, presidente do Lar da Criança Feliz, que presta assistência a cerca de cinqüenta crianças vítimas de maus tratos, Andson Abel da Conceição, coordenador do Projeto Raça, entidade que desenvolve atividades com cerca de trezentas crianças do Residencial Olímpia, na região Norte de Campinas e Luci Imaculada Zacarias, coordenadora da Instituição Resgatando Valores, que acolhe 65 crianças do Jardim Liria, na região leste de Campinas.

Antes mesmo da chegada das autoridades para a inauguração do Balneário, as crianças já aproveitavam o sol da manhã para brincar nas três piscinas, sempre sob os olhares do salva-vidas e monitoradas por estagiários do Projeto Lazer Esportivo. Muitas das crianças entravam em uma piscina pela primeira vez, explicou Estela Marques Campos, coordenadora do Projeto.

Os frequentadores do Parque do Taquaral, a partir de agora, têm à sua disposição um balneário totalmente recuperado, com três piscinas – duas para adultos e uma para crianças -, além de vestiários (feminino e masculino). As paredes e pisos receberam pintura, o alambrado foi trocado, o vestiário feminino ganhou fraldário e todo o ambiente foi remodelado. As melhorias no local partiram de uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Serviços Públicos e de Esportes e Lazer. A entrada de acesso para o balneário é pelo portão 7 do Parque Taquaral.

No ato da entrega do equipamento, Vilagra anunciou a criação do Programa Domingo no Parque, que terá como proposta permitir que crianças carentes freqüentem o Balneário do Taquaral aos domingos. “Vamos providenciar estrutura, como transporte e alimentação, para beneficiar crianças que nunca tiveram acesso a um equipamento de lazer como esse. Como todos podem ver que,este Balneário não deixa nada a desejar na comparação com muitos clubes da cidade, afinal esta benfeitoria precisa beneficiar a todos, inclusive as crianças carentes, aquelas que moram distante do Parque Taquaral”, garantiu.

Em seu pronunciamento, o prefeito aproveitou para homenagear o zelador Luiz Carlos Bratfish, de 68 anos, que há vinte anos trabalha na limpeza das piscinas do balneário do Taquaral. “O Luizinho (Luiz Carlos Bratfish) conhece a história deste local como ninguém e sabe que a piscina de crianças estava desativada havia vinte anos. Agora ela está aí, novinha para que os pequenos possam desfrutar”, comemorou o prefeito.

Gustavo Petta, o primeiro a falar na inauguração, informou que o Balneário contará com escolinhas de natação nos dias de semana e que esse novo equipamento pretende ser um instrumento forte de inserção social. “Tem muita criança aqui hoje que nunca frequentou uma piscina. Vamos começar a mudar essa realidade por meio de parcerias com entidades que cuidam de crianças carentes, como o Lar da Criança Feliz, a Resgatando Valores e o Projeto Raça, que estão presentes aqui hoje (sábado)”, afirmou.

O secretário aproveitou para comemorar a reforma e a iluminação das quadras de tênis situadas ao lado balneário. Petta lembrou que os trabalhos foram desenvolvidos em mutirão com o empenho dos reeducandos do programa Portas da Liberdade. “São Ações que ampliam as opções de lazer e melhoram a qualidade de vida do cidadão”, enfatizou.

Sebastião Arcanjo, secretário de Serviços Públicos, parabenizou o prefeito pela entrega do equipamento de lazer e lembrou da época em que era criança e vinha da Vila Georgina, na região Sul da cidade, para brincar nas piscinas do Parque Taquaral.

“Hoje temos que criar estrutura para que crianças de todos os bairros de Campinas tenham acesso fácil a esses locais de lazer. Também já estamos idealizando um projeto para a instalação de uma academia de ginástica neste balneário. Para isso precisamos de parceiros, de apoio da iniciativa privada, afinal temos essa estrutura maravilhosa e precisamos colocá-la à disposição de todos”, finalizou.

De Campinas,
Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura.
Texto de Marco Aurélio Capitão; foto de Carlos Bassan