Campinas é favorita para ser subsede da Copa do Mundo de 2014
Campinas é favorita para acomodar as seleções que virão ao Brasil para disputar a Copa do Mundo. A cidade já vem sendo sondada por seleções e deve receber na próxima semana uma comitiva internacional que virá conhecer as instalações e sua infraestrutura.
Publicado 22/11/2011 14:29 | Editado 04/03/2020 17:17

“Estamos conversando com grandes seleções para virem se hospedar no município, que atende grande parte das exigências da Fifa para ser subsede”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta.
Petta representou o prefeito Demétrio Vilagra no Fórum das Subsedes da Copa do Mundo, realizado na segunda-feira (21/11), na Câmara Municipal. O evento teve a participação do ex-jogador de futebol Romário, vice- presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados.
Subsede é ser uma espécie de 'casa' dos atletas das 32 seleções de todo o mundo que virão disputar a Copa em 2014. A vantagem de acomodar uma seleção é que ela atrai para o lugar uma legião de torcedores, a Imprensa mundial, a visibilidade de um megaevento esportivo e a movimentação da economia com a ocupação dos hotéis, do comércio, serviços e turismo.
As seleções escolherão as subsedes a partir da lista de indicações da Fifa. A primeira lista deve ser divulgada no primeiro semestre de 2012. Campinas está entre as pré-selecionadas por causa da proximidade com a capital, que será palco dos jogos importantes.
A cidade tem rede hoteleira de padrão internacional capaz de acomodar seleção, possui o Aeroporto Internacional de Viracopos para o acesso a todos os estados e países e mais dois estádios de futebol (Moisés Lucarelli e Brinco de Ouro da Princesa), além de estrutura urbana.
“Campinas tem potencial para ser sede, mas como o critério estabelece que as sedes ficarão nas capitais, queremos mostrar nossos diferenciais para recebermos um dos Centros de Treinamentos de Seleções e aproveitar as oportunidades que a Copa do Mundo trará para a cidade, região e todo o país”, disse o secretário Petta aos representantes da Câmara dos Deputados, dos municípios envolvidos e de autoridades esportivas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Fifa, dos integrantes do Comitê Organizador Local para a Copa do Mundo – o Comitê Campinas 2014 que estiveram no Fórum.
Romário, que veio a Campinas várias vezes como jogador de futebol, disse que as obras, os investimentos e a estrutura que estão sendo preparados para a Copa do Mundo devem deixar um legado para todo o país. O ex-jogador tem acompanhado todos os Fóruns onde as cidades participam para discutir as providências tomadas e analisar os esforços desenvolvidos até o momento, assim como o planejamento para acolher as seleções.
Antônio Dias, diretor-executivo do grupo Royal Palm Hotels & Resorts, reforçou o coro, afirmando que a cidade e a região estão preparadas para receber seleção. “Hoje temos 8 mil apartamentos na nossa região e até 2014 teremos inaugurações que aumentarão esse número para mais de 10 mil apartamentos”. Dois hotéis do grupo, o Royal Palm Plaza e o Vitória foram vistoriados e aprovados pela Fifa.
Raquel Verdenacci, secretária executiva do Comitê Paulista, lembrou que, além das sedes e subsedes, cidades vizinhas serão beneficiadas com a movimentação do megaevento. A proposta do Comitê Paulista é promover eventos para que toda a população possa ser envolvida numa atmosfera festiva da Copa. O governo paulista vai aproveitar a Copa para mostrar o potencial turístico, artístico do Estado promovendo festivais, atividades culturais e outras atrações que envolverão todos os municípios de São Paulo.
Ricardo Trade, diretor-executivo de Operações do Comitê Organizador da Copa da Fifa Brasil 2014, disse que é importante a realização do Fórum para que as cidades mostrem como já vem se preparando para a Copa. Para ele, o fato de Campinas já estar conversando com as grandes seleções é um importante passo. “Quem se mostrar vai estar saindo na frente porque a seleção terá visto e conhecido antes a cidade candidata a subsede”.
De Campinas,
Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura. Texto de Maria Finetto e foto de Valéria Abras.