Into ganha nova sede e RJ anuncia construção de novo hospital
Além de lançar um navio em Niterói, a presidente Dilma participou, no dia 25, da inauguração das novas instalações do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), no antigo prédio do JB.
Publicado 25/11/2011 17:21 | Editado 04/03/2020 17:03
O instituto terá sua capacidade de atendimento ambulatorial e cirúrgico triplicado, podendo fazer até 19 mil cirurgias por ano.
“Estamos diante de um dos momentos consagradores, porque aqui temos uma instituição de excelência. Esse instituto, padrão e parâmetro para o Brasil, mostra sobretudo que nós podemos e temos todas as condições de sempre buscar alcançar esse padrão de excelência”, disse Dilma
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também participou da solenidade, anunciou a construção de um parque tecnológico da Fiocruz, que contará com investimentos de R$ 800 milhões. A parceria entre os governos federal e estadual e a Fiocruz resultará na ampliação em cerca de seis vezes da produção de vacinas e no início da produção de medicamentos biotecnológicos, atualmente importados de outros países a um alto custo.
Hospital Estadual do Cérebro
O governo federal também acertou a doação do terreno, onde ficava o antigo Into, para o governo estadual, que pretende construir ali o Hospital Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. A previsão é que o novo hospital seja entregue à população em 2012.
Para otimizar o atendimento de vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Hospital do Cérebro Paulo Niemeyer vai concentrar o tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico como tumores, doenças vasculares e degenerativas, além de contar também com um centro de epilepsia.
A unidade terá 40 leitos de Centro de Terapia Intensiva e quatro centros cirúrgicos. O projeto inicial prevê a utilização da estrutura já existente, onde será feita uma obra de adaptação de R$ 23 milhões. Numa segunda fase, será construído um prédio anexo para reabilitação de pacientes.