Alemães protestam contra chegada de lixo nuclear
O trem que transporta resíduos nucleares altamente radioativos da França para a Alemanha chegou na tarde desta sexta-feira (25), em meio a protestos por parte de organizações ambientalistas.
Publicado 25/11/2011 17:55
Escoltado por 21 mil agentes, o trem com resíduos radioativos saiu na passada quarta-feira de Valognes e sua chegada ao destino final deve ocorrer neste fim de semana na localidade de Gorleben, no norte alemão.
Em Berg, sul do estado de Baden-Württemberg, centenas de ativistas protestavam durante a passagem do trem e denunciavam que um eventual acidente poderia gerar uma catástrofe meio-ambiental.
"Queremos mostrar nossa oposição e o melhor caminho seria obstruir os trilhos. Se não podemos deter o trem, ao menos podemos atrasá-lo", afirmou o ativista Andreas Raschke, citado pela agência Euronews.
Durante a demonstração em Berg, a polícia utilizou canhões de água e gás pimenta para reprimir os ecologistas que tinham bloqueado a rota.
Os manifestantes responderam com pedras e anunciaram que os protestos continuarão apesar da repressão policial.
O novo deslocamento de 11 contêineres especiais de resíduos nucleares constitui o décimo segundo realizado por via férrea da França até a Alemanha e, mesmo com o atual se realizando de forma secreta, não impediu a ação dos manifestantes.
Analistas consideram demasiado incerto o depósito de lixo atômico de Gorleben, localizado a 800 metros de profundidade sob um depósito de sal na antiga fronteira com a extinta República Democrática Alemã.
O trem, que atualmente percorre um trecho de dois mil quilômetros em território alemão, é o último procedente do Estado francês, segundo fontes oficiais.
A Alemanha segue recuperando os resíduos enviados do estrangeiro para seu processamento, apesar de que cinco anos atrás o governo e as companhias energéticas chegaram a um acordo para colocar fim a essa prática.
Com informações da Prensa Latina