Deputado Osmar Junior homenageia advogado Celso Barros
Na tarde desta terça – feira (13) o Deputado Osmar Junior que já foi aluno do advogado Celso Barros usou a tribuna para homenagear o antigo mestre
Publicado 14/12/2011 12:27 | Editado 04/03/2020 17:00
DISCURSO 13 DE DEZEMBRO , DE 2011.
Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,
O Tribunal de Justiça do Piauí homenageou no último dia 12 de dezembro, o advogado, jurista e professor, digo com muito orgulho meu professor de Direito Constitucional, CELSO BARROS COELHO. Aos 89 anos de idade, o Dr. Celso Barros recebeu essa homenagem pelos grandes serviços prestados no Tribunal Popular do Júri, como um dos advogados de maior atuação no referido órgão da justiça. Nesse evento, destacamos as manifestações do Tribunal de Justiça, através da declaração de seu presidente, Desembargador Edvaldo Moura; da Ordem dos Advogados do Brasil, representada pelo presidente da seccional Piauí, Dr. Sigifrói Moreno; e dos magistrados piauienses, que se manifestaram pela palavra do presidente da Associação dos Magistrados do Piauí – AMAPI, Dr. José Airton Medeiros. Presentes também na solenidade magistrados, advogados e familiares do homenageado. Essa homenagem se soma a muitas que o professor e Dr. Celso Barros já recebeu ao longo da sua vida, e se somará àquelas que com certeza continuará a receber pelos tempos que virão.
CELSO BARROS COELHO nasceu em 11.05.1922, na cidade de Pastos Bons – MA. Fez o curso de direito na Faculdade de Direito do Piauí, recebendo o seu diploma de bacharel em 1953. Desde o início de sua vida profissional, até os dias de hoje, o professor e Dr. Celso Barros se dedica à advocacia, à ciência jurídica, e às letras. Até bem pouco tempo, serviu ao magistério, tendo sido um professor brilhante da cadeira de Direito Constitucional do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí. Dedicou-se também à vida pública, servindo ao povo e a seu país como deputado, primeiro na Assembleia Legislativa do Piauí, depois na Câmara baixa do Congresso Nacional. Onde quer que atue o Dr. Celso Barros sempre é protagonista. Age com determinação, e muito equilíbrio. Destaca-se pelas opiniões balizadas, experiência e fundamentação científica. Homem combativo sustenta suas ideias com fervor, indo até as últimas consequências na defesa daquilo que acredita. Foi assim, que quando a ditadura militar tomou o poder em 1964, o Dr. Celso Barros preferiu perder o mandato de deputado estadual que o povo tinha lhe confiado nas urnas, a trair as suas convicções democráticas. Foi cassado pela ditadura, mas ganhou o respeito do povo.
A abnegação do homenageado se manifesta também na defesa da cultura brasileira. Intelectual respeitado é incansável na produção literária e na promoção de ações visando colocar a cultura num plano mais elevado na vida de nossa sociedade.
Por tudo que já fez, o Dr. Celso Barros poderia estar descansando, aproveitando o convívio da família e dos amigos. No entanto, o seu compromisso social e a sua generosidade, não permitem essa acomodação. Como disse o Presidente da OAB/PI, Dr. Sigifrói Moreno, “é impressionante a sua vivacidade, inteligência e seriedade”. Esse é o Dr. Celso Barros que conhecemos e nos orgulhamos de ter entre nós.
Muito obrigado!
Deputado Federal Osmar Júnior
PCdoB/PI