Parlamento da Itália dá voto de confiança a arrocho
O Parlamento italiano deu nesta sexta-feira (16) um "voto de confiança" ao pacote de medidas recessivas e de arrocho propostas pelo premiê do país, Mario Monti, instalado no poder pela troica – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI – para evitar a falência do sistema financeiro do país à custa dos trabalhadores.
Publicado 16/12/2011 14:34
O voto de confiança, aprovado por 495 contra 88, da luz verde à a adoção do plano de arrocho, que pode ser submetido à votação formal pela Câmara ainda esta noite.
O plano deseja reduzir o déficit de cerca de 30 bilhões de euros até 2014. Entre as medidas estão o aumento da idade e do período de contribuição para a aposentadoria.
O plano ainda tem que passar pelo Senado italiano, o que pode ocorrer na próxima semana. A troica pressiona pela aprovação das medidas, para que os mercados financeiros europeus não sofram uma nova onda de especulação.
Monti foi colocado no governo em meados de novembro no lugar de Silvio Berlusconi, que deixou o cargo em meio à crise econômica que afeta a Itália. O país, junto com a Grécia, a Espanha, a Irlanda e Portugal, está entre as nações da zona do euro que enfrentam mais dificuldades econômicas.
Com agências