Sem categoria

Chávez lança programa social para terceira idade

O governo da Venezuela iniciou o cadastro do projeto social "Misión en Amor Mayor", que tem como objetivo combater a pobreza entre a terceira idade.

O presidente Hugo Chávez lançou em 13 de dezembro o programa que implica na distribuição de 8 bilhões de bolívares (cerca de R$2,1 bilhões) em um ano e que favorecerá mulheres acima de 55 anos e homens acima de 60 anos, venezuelanos ou estrangeiros com mais de dez anos de residência legal no país.

A ministra do Trabalho e da Previdência Social, María Cristina Iglesias, declarou que "graças ao compromisso revolucionário do presidente, os adultos maiores contam com suas pensões e com atenção".

A iniciativa concederá uma pensão econômica igual ao total do salário mínimo, de 1.548 bolívares (cerca R$ 413) e beneficiará donas de casas, ex-esportistas e artistas, entre outros, que permaneciam à margem da previdência social.

O governo disponibilizou mais de 100 centros em Caracas e nos estados de Miranda e Vargas para a primeira etapa de cadastramento que durará 60 dias úteis. Em um dos pontos, Juanita Hernández, de 62 anos, agradecia ao governo pelo projeto: "Dou graças a Deus em primeiro lugar e a meu presidente Chávez que fez justiça com a gente", disse à Ansa.

Com Ansa