Pernambuco recebe primeiro prédio da Hemobrás
A manhã desta segunda-feira (19) foi marcada pela inauguração do primeiro bloco da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) em Goiana, Mata Norte de Pernambuco.
Publicado 28/12/2011 15:45 | Editado 04/03/2020 16:57
A solenidade contou a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador em exercício de Pernambuco, João Lyra Neto (PDT), do Senador Humberto Costa, da deputada federal Luciana Santos e dos prefeitos Henrique Fenelon, de Goiana, e João da Costa, do Recife, além dos diretores da empresa.
Eles puderam conhecer de perto o prédio onde está instalada a câmara fria que receberá, a partir de do próximo ano, todo o plasma usado para fazer hemoderivados, medicamentos produzidos a partir do plasma do sangue humano, no País. Hoje a câmara fria está com uma temperatura de oito graus negativos e a partir de julho a temperatura chegará aos de 35 graus abaixo de zero. O plasma armazenado em Goiana seguirá para a França, onde serão fabricados os hemoderivados usados no Brasil.
O governo federal estima que até 2014, quando a empresa estiver totalmente instalada, todo o processo para a produção dos medicamentos deve ser feito na aqui no estado. “A Hemobrás é um marco para a história de Pernambuco e do país. Além da geração de empregos diretor e indiretos, mais de um bilhão de reais deixará de ser gasto com a importação dos medicamentos hemoderivados”, avaliou Luciana.
O Brasil é um dos 15 países do mundo com tecnologia para a produção de hemoderivados.
Fonte Site de Luciana Sntos