Movimento Desocupa organiza passeata nesta quarta em Salvador
Entidades e cidadãos insatisfeitos com problemas enfrentados por Salvador estão organizando uma grande passeata para esta quarta-feira (1º/2), no Centro da cidade. A concentração está marcada para as 16h, no Campo Grande, de onde a caminhada segue em direção à Praça Municipal. Esta é a terceira manifestação do Movimento Desocupa que reúne, principalmente, artistas e profissionais liberais para protestar contra os desmandos da administração do prefeito João Henrique Carneiro (PP).
Publicado 30/01/2012 16:46 | Editado 04/03/2020 16:18
O Legislativo Municipal também é alvo dos protestos do Movimento Desocupa, já que foi a Câmara de Vereadores que aprovou no último dia 28 de dezembro a nova Lei Orgânica de Uso e Ordenamento do Solo – LOUOS, contendo inclusive pontos que seriam alterados pelo Plano Diretor do Desenvolvimento Urbano (PDDU), cuja tramitação foi suspensa pela Justiça por falta de debates com a sociedade.
A seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil CTB) e a União dos Estudantes da Bahia (UEB) são algumas das entidades que já manifestaram apoio ao movimento,que lançou um site no último sábado (28/1) para ajudar na mobilização dos protestos, que são organizados pelas redes sociais.
O Desocupa já promoveu duas manifestações públicas. A primeira, no dia 14 de janeiro, foi a favor da retirada do Camarote Salvador da praça de Ondina. Na segunda manifestação do grupo, no dia 20 de janeiro, na Praça Municipal, manifestantes pediam a saída do prefeito João Henrique da Prefeitura e elogiavam as ações do Ministério Público Estadual (MPE) contra o alcaide. De acordo com informações divulgadas pelo movimento, cada um dos protestos reuniu cerca de mil pessoas.
De Salvador,
Eliane Costa