PCdoB inicia elaboração de plano para gestão municipal

Com o objetivo de debater a reforma urbana de Salvador e de colher propostas para a elaboração do programa de governo da sua pré-candidata a prefeita do município, a deputada federal Alice Portugal, o Comitê Municipal do PCdoB realizou, nesta sexta-feira (27/01), um encontro com a sua militância e com lideranças do movimento comunitário, associações de moradores e entidades que lutam em defesa da moradia.

O evento aconteceu no auditório José Mutti de Carvalho, do Sindicato dos Bancários da Bahia, e contou com uma palestra da professora e pesquisadora em Arquitetura e Urbanismo, Maria Teresa do Espírito Santo.

O encontro foi aberto pelo ex-deputado estadual Javier Alfaya, atual coordenador da campanha para a disputa pela prefeitura da capital. Javier falou para o auditório lotado sobre a luta histórica das classes populares pelo direito à moradia em Salvador. A participação da pré-candidata foi antecedida pela apresentação da professora Maria Teresa e por lideranças do movimento comunitário. Alice se comprometeu a absorver as propostas no seu programa de governo e chamou a atenção para a situação da cidade. “Salvador se encontra numa encruzilhada histórica. Esta cidade que tem 51% das famílias chefiadas por mulheres e que é também a mais injusta e desigual deste país, precisa definir o que quer para o seu futuro”, assinalou a deputada.

A pré-candidata comunista reclamou da falta de um órgão efetivo de Habitação no município e da não instalação do Conselho da Cidade. “O prefeito, ao invés de instalar o conselho, tenta mutilá-lo. Salvador não pode aceitar isto calada”, criticou. A deputada recebeu apoio do presidente da Federação das Associações de Bairros de Salvador (Fabs), João Pereira, que ressaltou a luta a ser travada contra os interesses imobiliários. “O interesse público tem que prevalecer. A cidade não é mercadoria. Ao contrário, é o espaço que deve ser destinado e cuidado para as pessoas viverem”, pontuou. Ramiro Cora, presidente da Federação Estadual das Associações de Moradores do Estado da Bahia (Fameb), avaliou o encontro como uma via para o entendimento de como intervir nos destinos da cidade. “Sem a participação efetiva de cada um de nós, não conseguiremos transformar os rumos desta cidade”, declarou.

Desafios

Entre os dados apresentados por Maria Teresa, destaque para o número de domicílios vagos (não ocupados) na cidade. Segundo a professora, Salvador tem hoje quase cem mil imóveis nesta condição, número que poderia equacionar o déficit habitacional do município, que é também de 100 mil unidades habitacionais. A pesquisadora listou uma série de problemas que a cidade enfrenta e apresentou propostas para superá-los. Dentre elas, a elaboração de uma estratégia econômica e a requalificação urbana para fomentar a economia e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Destacou a necessidade de articulação entre os eixos estruturantes da cidade, como a gestão econômica, a estruturação urbana e as intervenções visando melhorias nas áreas de mobilidade, habitação, meio ambiente e saneamento.

A atividade contou com as presenças do empresário e ex-prefeito de Ipiaú, José Mendonça (PP), do ex-vereador Everaldo Augusto (PCdoB), de assessores de parlamentares comunistas, lideranças comunitárias e sindicalistas. Na oportunidade, Alice esclareceu que a manutenção do seu nome pelo partido não se coloca em desafio a nenhum outro projeto. Justificou que o PCdoB está completando 90 anos e não poderia se isentar do debate sobre a reconstrução de Salvador. “Esta cidade precisa se reerguer. Precisa devolver a dignidade ao seu povo e nós não podemos ficar de fora deste processo. Por isso, estamos nos colocando como alternativa”, explicou.

Assista ao vídeo do evento.

De Salavdor,
Wellington Oliveira