Inácio Arruda: Crack, é possível vencer

Estamos todos trabalhando para o sucesso do plano Crack, é possível vencer, lançado pela presidente Dilma. Com o objetivo de fortalecê-lo, destinei os R$ 8 milhões de emenda de bancada a que tenho direito para o combate e a prevenção ao uso do crack em Fortaleza e nos municípios de sua Região Metropolitana.

Por Inácio Arruda*

O governo federal, ao instituir o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, demonstra que está disposto a debelar esta chaga social, que infelicita muitas famílias. O plano visa à prevenção, ao tratamento e à reinserção social de usuários e ao enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas

Para o êxito do plano Crack, é possível vencer, é importante a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de saúde, assistência social, segurança pública, educação, desporto, cultura, direitos humanos, juventude, geração de emprego e valorização do trabalho.

Segundo o Ministério da Saúde, a dependência do crack é uma grande epidemia, cujo desafio do enfrentamento só é comparável ao da epidemia da aids. O Sistema Único de Saúde (SUS) vai triplicar as vagas em enfermarias especializadas, ampliando de 1,6 mil para 5,1 mil leitos nos hospitais gerais.

O plano está estruturado em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. Várias iniciativas, como a rede Conte Com a Gente, auxiliarão os dependentes e seus familiares na recuperação do vício e reinserção social. Governo, escolas, comunidades e meios de comunicação alertarão para os prejuízos causados pela dependência química. A maioria dos usuários é atraída para a droga por volta dos 14 anos e pertence às classes C e D.

Os recursos que destinei serão aplicados na construção de unidades de acolhimentos para usuários do crack, álcool e outras drogas, previsto no Plano Integrado de Combate às Drogas. Crack, é possível vencer.

* Inácio Arruda é Senador (PCdoB)

Fonte: O Povo