Um legado para Campinas

 por Gustavo Petta.

Gustavo Petta

Entre 2009 e 2011 estivemos à frente da Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas procurando aproveitar ao máximo o ótimo momento que o esporte vive no Brasil para trazer investimentos públicos e privados para a cidade. Toda a preparação para os grandes eventos esportivos no País coloca o tema na agenda nacional de desenvolvimento e passa a ser visto como importante instrumento para a economia, educação, inclusão social e visibilidade internacional do Brasil.

Tendo isso em mente, a concepção que guiou o nosso trabalho foi de que a administração pública deve observar o esporte como um direito social e é obrigação do Estado oferecê-lo ao conjunto da população através de políticas públicas. Considerando-o nas suas diversas dimensões, tivemos uma visão integrada e complementar do esporte, sem cair em falsas contradições.

Ocorreram grandes investimentos no setor de alto rendimento, como a construção da pista de atletismo e do parque aquático no Centro Esportivo de Alto Rendimento (Cear). Parcerias trouxeram resultados positivos — a Orcamp treinando no Cear levou cinco atletas para o Pan e no Mundial — e o protocolo de intenções com a Confederação Brasileira de Basquete irá tornar a cidade sede de treinamentos do Basquete Brasileiro no futuro ginásio. Em breve, teremos também, o anúncio da parceria com o Clube Pinheiros para a natação. Vale destacar o êxito da parceria com a Medley no vôlei e o Pulo do Gato no futsal.

Por outro lado, investimos muito também no esporte como elemento de educação através da realização do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, com cerca de cinco mil crianças atendidas, nas regiões de maior vulnerabilidade social da cidade, recebendo aulas de várias modalidades junto com complemento alimentar.

No esporte como lazer tivemos grandes vitórias como a volta das Ruas de Lazer que permite o fechamento de ruas aos domingos para lazer e recreação. Criamos a Ciclofaixa de Lazer que, em parceria com a EMDEC, tem dois trechos com mais de 26 km no Centro-Taquaral e na região Ouro Verde, funcionando aos domingos pela manhã para trazer segurança e estímulo aos usuários de bicicleta.

Em relação aos grandes eventos, Campinas foi pré-selecionada para se tornar subsede da Copa de 2014. Somos considerados favoritos e já recebemos representantes da seleção inglesa de Futebol, estamos no catálogo do Comitê de São Paulo e temos agendada visita da seleção norteamericana. Para a Olimpíada, o Cear e o Ginásio do Taquaral foram aprovados pelo Comitê Rio 2016 para receberem delegações durante fase de preparação.

Além disso, chegamos a mais de 200 eventos esportivos por ano, fortalecemos o Campeonato de Futebol Amador, realizamos duas Viradas Esportivas, tivemos a volta dos Jogos Universitários e Estudantis e sediamos os JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) que são organizados pelo COB. Foram mais de quatro mil atletas do Brasil inteiro que estiveram em Campinas no principal evento esportivo universitário do País.

Em resumo, podemos dizer que melhoramos nossa infraestrutura com investimentos públicos e privados, aumentamos as opções de lazer na cidade, dialogamos e realizamos eventos para todos os segmentos, evoluímos na nossa representação em várias modalidades, além de aproveitarmos o esporte como instrumento de inclusão social. Vale ressaltar o caráter democrático da construção das políticas e programas com grande participação, através de inúmeras reuniões, do Governo Itinerante, da Conferência Municipal realizada em 2010 e do Conselho Municipal do
Esporte.

No entanto, é preciso também observar os limites e principalmente os próximos desafios. Alguns equipamentos esportivos precisam de melhorias e reformas, não concluímos a realização do concurso público para contratação de profissionais de educação física e funcionários, e a integração entre a coordenação de iniciação esportiva e a de alto rendimento foi limitada. Essas limitações, provocadas e reforçadas pela crise política aguda que a cidade vive, atrasaram a consolidação de um Sistema Municipal do Esporte e Lazer. Alguns passos foram dados, mas certamente esse é um desafio para o próximo período.

Desejo e torço para que os avanços conquistados nesses últimos três anos sejam mantidos e ampliados e as limitações e erros, superados. Como ex-secretário e campineiro vou torcer pela evolução do esporte em nossa cidade e estarei à disposição para ajudar os colegas da administração e da comunidade esportiva a buscar os caminhos que tornem Campinas uma cidade mais justa, saudável e esportiva!

Gustavo Petta é ex-secretário Municipal de Esportes e Lazer