Guarulhos receberá obras contra enchentes

Em reunião no Departamento de Engenharia e Obras do Estado de São Paulo (DEO-SP), a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Qualidade de Vida, foi informada de que Guarulhos irá receber uma série de obras de drenagem.

guarulhos

Durante o encontro realizado no início desta semana, os engenheiros Celso e Guerra do D.E.O, apresentaram projeto que prevê a construção de quatro piscinões em regiões que apresentam problemas de enchente. Outras intervenções, entre elas o aprofundamento da calha do Rio Baquirivu e Tietê também estão nos planos.

“Pelo que nos foi passado serão construídos quatro piscinões, a começar pelas localidades mais baixas da cidade, nos bairros Ponte Grande e Várzea do Palácio”, comenta Luiza Cordeiro.

Lideranças da Ponte Grande, Adelmo e Pedro acompanharam a reunião e comemoraram a informação que pode significar o fim do histórico problema de enchentes na região. A Defesa Civil de Guarulhos também participou da reunião.

A licitação para o início dos trabalhos está pronta e o governo já promoveu a contratação da empresa que irá executar o serviço. “A expectativa é que as obras sejam começadas num prazo de dois meses, tempo para a emissão da licença ambiental”, diz a vereadora comunista.

Ainda segundo Luiza Cordeiro, para o piscinão da Ponte Grande já existe inclusive canteiro de obras e o bota-fora, local para o qual é destinado o material gerado devido às escavações.

“A vontade da população de Guarulhos, em especial daquela que sofre com enchentes, é que ações práticas sejam empregadas pelo poder público. Vamos acompanhar o desenvolvimento deste projeto e apoiar no que for necessário e possível. A população precisa fazer sua parte, evitar atitudes que contribuam para a ocorrência de enchentes na outra ponta o governo deve realizar as obras necessárias de infraestrutura”, conclui.

De Guarulhos, Gutemberg M. Tavares