Festival de Jericoacoara – Cinema Digital abre inscrições
Festival acontece de 15 a 21 de junho e trará ao Ceará grandes nomes, além de uma seleção de novos realizadores. As inscrições de curtas-metragens produzidos em tecnologia digital estão abertas, para cineastas de todo o País, através do site www.jeridigital.com.br
Publicado 01/03/2012 11:43 | Editado 04/03/2020 16:30
Pelo terceiro ano consecutivo, realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional, vão se encontrar em uma das praias mais belas de todo o planeta. O Festival de Jericoacoara – Cinema Digital chega à sua terceira edição. E mantém a mesma proposta de oferecer um novo olhar sobre o cinema brasileiro – um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada quanto ao conteúdo e à forma, através das facilidades da tecnologia digital.
O III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece de 15 a 21 de junho e contará, como principal atração, com a mostra dos filmes selecionados, entre os inscritos. Ano passado, a segunda edição do evento destacou um total de 50 filmes, selecionados em meio a 218 obras inscritas, consolidando a dimensão nacional do festival.
São aceitas inscrições de filmes concluídos a partir de junho de 2010 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental.
Produzido pela Anhamum Produções e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual, de forma descentralizada, indo bem além dos grandes centros.
“Queremos mostrar a diversidade do novo cinema brasileiro, e as novas pessoas que estão fazendo esse cinema acontecer, nas suas cidades e comunidades, a cada dia”, afirma Francis. “A relação do festival com a comunidade é outro aspecto muito importante. Para contribuir com Jericoacoara, o festival acontece na baixa estação, ajudando a garantir maior movimentação na cidade nesse período”, complementa.
Para Francis Vale, o momento é de consolidação do festival, já inserido com brilho próprio no calendário audiovisual brasileiro. “Tivemos na segunda edição um festival memorável, com intensa participação de realizadores da maioria dos estados brasileiros, além de homenagens a grandes nomes do cinema, como Nelson Pereira dos Santos e Sérgio Ricardo. E de debates muito interessantes sobre cinema, história e sociologia, a partir da homenagem ao livro ‘Raízes do Brasil’ e a Sérgio Buarque de Holanda”, ressalta o diretor do festival.
Acesso e premiação
Para assegurar, na prática, a democratização da participação no evento, a produção do festival garante as despesas de transporte terrestre entre Fortaleza e Jericoacoara, alimentação e hospedagem para um representante de cada um dos filmes selecionados. “O objetivo é que as pessoas realmente possam conviver em Jericoacoara, participando efetivamente do festival, trocando ideias sobre cinema, participando dos debates e se aproximando do público”, reforça Francis Vale.
Ao longo do festival, os filmes serão apreciados por um júri composto por cinco pessoas ligadas à área do audiovisual. Premiações em dinheiro serão destinadas às obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, documentário, animação e experimental. Também receberá prêmio em dinheiro a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara-CE, passa pelo Delta do Parnaíba-PI e se estende até os Lençóis Maranhenses.
O festival também destinará troféus aos vencedores dos quesitos: melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz.
Valores cearenses
Mais uma vez, o festival contará com uma música-tema original, a ser composta pelo ator, cantor e compositor Rodger Rogério (autor da música-tema do festival de 2011). Retornam ao festival, como mestres de cerimônia, os cantores Ricardo Black e Téti. O renomado artista plástico Zé Tarcísio é o autor do Troféu Pedra Furada, que será entregue aos vencedores do festival.
Serviço
O III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital está com inscrições abertas. Podem participar realizadores de todo o País, com filmes produzidos em tecnologia digital. Inscrições pelo site www.jeridigital.com.br. O festival acontece em Jericoacoara, de 15 a 21 de junho de 2012.
Fonte: Assessoria do III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital