Com apresentação histórica, Fidel lança livro em 12 cidades
O livro Fidel Castro com os intelectuais: Nosso dever é lutar, da editora José Martí, foi apresentado nesta quarta-feira (14) em um histórico lançamento, realizado simultaneamente em 12 cidades do mundo com versões em espanhol e em inglês, impressa e online.
Publicado 15/03/2012 10:17

“É uma lúcida análise e denúncia do capitalismo contemporâneo e também um antídoto contra o desânimo”, afirmou o economista Osvaldo Martínez, que esteve presente na cerimônia realizada em Cuba, na Casa das Américas.
Ele ressaltou que “com Fidel aprendemos a batalhar por um mundo melhor, para deixar para trás o capitalismo, pois a espécie humana tem que sobreviver e o planeta deve ser salvo”.
“Para que os humanos sobrevivam, é preciso frear a ameaça da guerra nuclear e para salvar o planeta deve ser cessada a depredação do mercado contra a natureza”, sublinhou o deputado.
"A guerra imperialista tem resorts geoestratégicos e ambições hegemônicas bem visíveis, mas também inclui sórdidos interesses de lucro empresarial que se alimentam do gasto militar e crescem na medida que esquenta o cenário bélico", indicou Martínez.
“O comércio de armas floresce em meio à crise econômica global que reduz o comércio normal, encarece os alimentos e empobrece centenas de milhões de pessoas”, lamentou o diretor do Centro de Estudo da Economia Mundial.
Ele acrescentou ainda que, desde 2002, o crescimento da venda de armas tem sido de 60%; os Estados Unidos controlam 60% desse mercado e são estadunidenses 44 das 100 principais empresas que produzem e comercializam esses produtos.
Com informações do CubaDebate