Rio: Câmara aprova UNE e UBES como entidades de utilidade pública

 A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) conquistaram o título de utilidade pública no município do Rio de Janeiro. O projeto, de autoria do vereador Roberto Monteiro (PCdoB/RJ), foi aprovado na Câmara dos Vereadores nesta quarta-feira (15).

 O título de utilidade pública é dado para entidades de reconhecida relevância para a sociedade e de prestação de serviços à coletividade.

O vereador Roberto Monteiro comemorou a aprovação do projeto e afirmou que esta é mais uma conquista dos estudantes.

“É o reconhecimento dos significativos serviços prestados pelas duas entidades, não só ao povo do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil. São entidades históricas, de luta em defesa dos brasileiros e da democracia”.

As entidades estudantis sempre tiveram muita importância na vida política do Rio de Janeiro e hoje em dia não é diferente. O movimento estudantil é protagonista nas lutas e nas conquistas do povo fluminense. Nos últimos anos, a União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ), juntamente com a UNE e com as entidades secundaristas foram às ruas, protestaram contra os reajustes abusivos das passagens no transporte público e das mensalidades nas faculdades privadas, contra os altos juros, e estiveram presentes ativamente em outros importantes momentos do nosso cenário político. Além de alcançarem a vitória histórica da meia passagem para os estudantes cotistas e prounistas.

O fortalecimento e o compromisso dos estudantes que dirigem e militam nessas entidades tem que ser valorizado, a juventude do Rio de Janeiro merece respeito e reconhecimento.