Egito prende homens que pretendiam atacar Canal de Suez
Forças de segurança do Egito prenderam nesta quarta-feira (21) dois homens que planejavam um atentado contra barcos estrangeiros no Canal de Suez, como parte de uma suposta rede que buscava provocar danos à economia nacional.
Publicado 21/03/2012 19:01
Um porta-voz do Ministério do Interior disse à agência oficial de notícias Mena que os detidos são Soliman Rizq Abdel Razeq e Salama Ahmed Salama Soliman, ambos do povoado de Sheikh Zayed, na província nordeste de Ismailia, atravessada pelo canal.
Segundo a informação, Razeq estava planejando atacar barcos a partir da zona oriental e desértica de Kantara, enquanto tratava de recrutar cúmplices com a suposta finalidade de provocar danos à principal fonte de rendimentos para a agora baleada economia egípcia.
Os investimentos em dinheiro que o Egito recebe procede, em primeiro lugar, da cobrança de pedágio a barcos mercantes e de outro tipo no canal, seguido do turismo e outros recursos naturais como o gás.
Por seu lado, Salama Soliman uniu-se ao complô e foi capturado junto a seu outro colega, sendo colocados à disposição judicial e encarcerados de forma preventiva por 15 dias para submetê-los a interrogatórios, acrescentou a Mena.
A ação abortada pelas autoridades foi detectada a partir de informação de inteligência, segundo a qual, há um plano terrorista para interromper o fluxo diário de embarcações pelo estratégico estreito que liga o mar Vermelho com o Mediterrâneo.
Dados da Autoridade do Canal de Suez informaram que, apesar do incidente, nesta quarta-feira transitaram por essa via 52 barcos mercantes, enquanto o Exército e a polícia redobraram a vigilância da zona.
Fonte: Prensa Latina