Grã-Bretanha: derrota conservadora nas eleições locais

O grande derrotado na eleições locais realizadas ontem (3) na Grã-Bretanha foi o Partido Conservador; embora os resultados ainda sejam parciais, o fracasso já se desenha no horizonte. Em 61 dos 130 municípios em que, às 13h locais, já se conheciam os resultados os trabalhistas venceram – 27 a mais do que nas eleições anteriores.

Ed Miliband com partidários em Birmingham - Darren Staples/Reuters

Os dois partidos que fazem parte da coligação que governa o país perderam municípios. Os tories (conservadores) perderam 12 e os liberais democratas, que tinham cinco, estavam a perder um. “Somos um partido que está conseguindo ter de volta a confiança das pessoas e recupera terreno”, reagiu Ed Miliband, o líder trabalhista, esta manhã, embora ele reconheça que “ainda há muito trabalho a fazer”.

Pesquisas de opinião recentes do grupo YouGov já mostravam que os dois partidos da coligação perdiam popularidade, e que o Labour estava à frente nas intenções de voto dos britânicos.
Apesar disso, a previsão era de que os conservadores manteriam as prefeituras de Londres e cidades importantes como Salford e Liverpool. Mas perderam em centros igualmente importantes como Manchester, Nottingham, Bradford e Coventry.

Com informações de www.publico.pt