Osmar apoia proposta para piso de Agentes Comunitários de Saúde

O deputado já disse que vai votar favorável a aprovação do Projeto de Lei que beneficia a categoria

O deputado federal Osmar Júnior recebeu esta semana, em seu Gabinete na Câmara dos Deputados, os Agentes Comunitários de Saúde do Piauí. Eles foram pedir apoio para inclusão na ordem do dia do Projeto de Lei 7495/06, que estabelece o piso salarial nacional da categoria. Os agentes querem urgência na votação da proposta.

Os agentes pedem que o piso salarial seja de dois salários mínimos. A remuneração começa com R$ 750,00 até primeiro de agosto, quando passará para R$ 866,89 até que, em janeiro de 2015, atinja o piso de dois salários mínimos. Segundo os representantes da categoria, essa negociação já foi feita com o Executivo e, portanto, cabe no orçamento dos próximos anos. Os agentes tem uma carga de trabalho semanal de 40 horas.

Para o deputado Osmar Júnior, o pleito da categoria é justo, devido o papel relevante que esses profissionais desempenham para o atendimento das populações mais carentes." Por reconhecer essa importância vamos trabalhar pela aprovação da PL. Os agentes podem contar com o meu apoio irrestrito", diz ele.

O parlamentar piauiensedestaca a importância da categoria na política de saúde desenvolvida no Brasil. "A presença dos agentes de saúde na comunidade é fundamental para assegurar o atendimento primário, orientando a população de como utilizar adequadamente os serviços de saúde.Eles fazem a ligação entre a população e a saúde pública".