Casos de Dengue caem 80% no Distrito Federal

Em 2012 não foi registrado nenhum caso de óbito causado pela doença. O número de casos graves de dengue no Distrito Federal caiu 80% nos quatro primeiros meses de 2012, em comparação com o mesmo período do ano passado. Até o momento houve registro de apenas um caso contra cinco, em 2011. Este quadro confirma a preocupação do GDF no combate a esta doenças e outras que vinham ocorrendo de forma sistêmica na região.

 
Entre janeiro e abril de 2011 foi registrado um óbito. Em 2012, no mesmo período, não ocorreram mortes por dengue na unidade da federação. O número de óbitos por dengue no Brasil caiu 84% nos quatro primeiros meses de 2012 em comparação ao mesmo período de 2010. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a redução é reflexo da importante parceria com os municípios.
“Esses resultados expressivos só reforçam o trabalho do ministério em parceria com os municípios e as secretarias estaduais nas ações no período fora da epidemia, que foram pactuados no ano passado. Os planos por incentivo de desempenho, a checagem pelo LIRAa, o acompanhamento do plano de contingência e as visitas aos estados contribuíram efetivamente para a organização mais eficiente da rede de assistência do SUS”, analisou Padilha.
O Ministério da Saúde aprovou o projeto Brasília Contra a Dengue, que garantiu ao DF um adicional de R$ 2 milhões contra a doença. “Com esse recurso, os gestores ganharam maior capacidade para aprimorar as ações, priorizando o controle de vetores, a vigilância epidemiológica e para promover uma organização mais eficiente da rede de assistência do SUS”, acrescenta Padilha.