Sistema de saúde colombiano está à beira do colapso

A crise que o sistema de saúde pública da Colômbia enfrenta hoje ativou o alerta vermelho e fez com que o governo interviesse para evitar o colapso do sistema.

Em carta enviada ao presidente Juan Manuel Santos, o secretário de Saúde, Guillermo Jaramillo, assegura que a situação exige medidas imediatas que permitam uma mudança profunda nas estruturas deum modelo que fez água a nível nacional.

Jaramillo advertiu que com estes sinais de auxilio se pretende atender oportunamente a crise no setor, sem esperar a catástrofe para depois buscar responsáveis entre os que tentam apagar um incêndio que consome todo o sistema de saúde.

O responsável disse que os casos de corrupção que se apresentaram durante a administração passada e as falhas estruturais poderiam paralisar todo o sistema.

Jaramillo assinalou que os problemas que se apresentam com a falta de pagamento às Empresas Prestadoras de Saúde (EPS) e são um novo mecanismo para escapar da responsabilidade e aumentar as barreiras de acesso ao sistema.

Fonte: Prensa Latina