Israel devolve 91 corpos de palestinos

O governo israelense entregou, à Autoridade Nacional Palestina, nesta quinta-feira (31), os corpos de 91 palestinos mortos em ataques nos últimos 40 anos, mortos em atentados terroristas suicidas ou outros ataques a israelenses. Eles haviam sido sepultados em covas numeradas no vale do Jordão.

Síria - Mohammed Ballas/Associated Press

Os palestinos mortos foram recebidos como heróis numa cerimônia com a presença do presidente da ANP, Mahmoud Abbas, em Ramallah (Cisjordânia), para onde foram 79 dos corpos.

Em Gaza, os demais 12 corpos tiveram a recepção de dezenas, entre eles parentes dos mortos, e uma salva de 21 tiros de policiais do Hamas.

Israel disse que o "gesto de boa vontade" prova que está pronto a retomar negociações de paz com os palestinos.

"Esperamos que o gesto humanitário sirva para construir confiança e pôr o processo de paz de volta nos trilhos", disse Mark Regev, porta-voz do governo israelense.

o presidente palestino, Mahmoud Abbas, no entanto, não deu finais de que o gesto o persuadiria a retomar as conversações. Nesta quinta-feira (31) ele declarou que o "principal obstáculo para a retomada das negociações" é a recusa de Israel em congelar as construções de assentamentos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental e de negociar tendo como base as fronteiras mantidas por Israel antes da captura desses territórios em 1967.

A negociação está virtualmente parada desde o fim de 2008, início da ofensiva israelense contra o grupo islâmico Hamas na faixa de Gaza.

Com informações da Folha de S. Paulo