Câmara do Rio aprova lei de coleta seletiva

 Foi aprovado, no dia 5, em segunda discussão, o projeto de lei 1499/2007, que trata da implantação de coleta seletiva de lixo em supermercados, bares, restaurantes e casas de espetáculos do município do Rio de Janeiro, de autoria do vereador Roberto Monteiro (PCdoB/RJ).

Segundo o projeto aprovado, que agora será encaminhado ao prefeito Eduardo Paes, os geradores de lixo extraordinário deverão separar os resíduos produzidos em todos os seus setores em, no mínimo, cinco tipos: papel, plástico, metal, vidro e resíduos gerais não recicláveis.

Para o vereador Roberto Monteiro, “a reciclagem do lixo ganha cada dia mais importância. Estamos perto da Rio+20, quando as nações debaterão o desenvolvimento sustentável do mundo. Nossa lei visa, nesse sentido, contribuir na elevação da consciência da população”.

As lixeiras coloridas eventualmente utilizadas deverão ficar preferencialmente dispostas uma ao lado da outra de maneira acessível, formando conjuntos de acordo com os tipos de resíduos.

Em caso de descumprimento da lei, o infrator pagará multa no valor de R$ 2.500,00; dobrada em caso de reincidência, e até pode ter o alvará cassado.