Daniel Almeida é o novo líder da bancada baiana no Congresso
O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) foi eleito o novo coordenador da bancada da Bahia no Congresso Nacional, na última terça-feira (10/7), em Brasília. Almeida substitui o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), que se afasta das atividades parlamentares para se dedicar a eleição à Prefeitura de Salvador.
Publicado 11/07/2012 18:12 | Editado 04/03/2020 16:18

Daniel disse que recebeu a notícia como uma nova tarefa política, com a dimensão da responsabilidade de representar os congressistas baianos e com espírito de construção de um trabalho coletivo levando em conta sempre a opinião da maioria da bancada. “É um desafio que me coloca na responsabilidade de ajudar a tratar de temas importantes para a Bahia aqui no Congresso. Espero estar à altura da escolha”, afirmou.
A bancada baiana no Congresso é composta por 39 deputados federais e três senadores. Almeida já liderou, no ano passado, o Bloco de Esquerda, formado por 50 parlamentares, entre eles 27 do PSB, 12 do PCdoB, 8 do PRB e 3 do PMN, é presidente do PCdoB da Bahia e assumiu a liderança do Partido em 2009 na Câmara.
A atuação do comunista foi reconhecida pela imprensa inúmeras vezes. Em 2005, 2006, 2008, 2009 e 2010, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) o identificou como um dos deputados mais atuantes do Congresso.
Com as mudanças na bancada, o grupo da Bahia ganhou mais um membro, o deputado Emiliano José (PT), que ocupa a vaga deixada por Pelegrino.
De Salvador,
Erikson Walla
Com informações da Ascom do gabinete do deputado Daniel Almeida