"O Recife tem o direito de sonhar", afirma Geraldo

Centenas de pessoas compareceram neste domingo (22), na Madalena, Zona Oeste do Recife, à inauguração do comitê de Geraldo Julio, candidato a prefeito do Recife pelo PSB. O socialista subiu no palanque ao lado de familiares, amigos e aliados da Frente Popular e, muito aplaudido, disse ter um sonho: colocar a capital de Pernambuco de volta no posto de cidade protagonista do Nordeste.


Candidatos e militância fazem o V da vitória. Foto: Andrea Rego Barros/PSB

"Um pernambucano sonhou com um Recife que tivesse refinaria de petróleo, porto, uma das contas de energia mais baixas do Brasil, nova estrutura de saúde etc. Esse pernambucano sou eu, são vocês, somos todos nós. O sonho que se sonha junto se torna realidade", discursou, parafraseando famosa fala de John Lennon.

O artilheiro de Eduardo Campos, como diz o jingle da campanha, ainda recebeu elogios do governador pernambucano, que enfatizou a satisfação em relação aos rumos do corpo a corpo com as pessoas nas ruas. "Conversamos com o povo e com diversos setores. Geraldo sabe o que a cidade precisa e vai marcar um gol atrás do outro. Recife terá o melhor prefeito de sua história", falou, confiante na vitória do apadrinhado.

O deputado estadual Luciano Siqueira (PCdoB), candidato a vice-prefeito, disse ter, junto a Geraldo, ouvido da população que “é mudança o que ela quer para a capital”. No entanto, vice-prefeito do Recife entre 2000 e 2008, ponderou: "Inovar não é jogar o que já foi feito fora; é melhorar".

Segundo Rodrigo Molina, coordenador do comitê, o espaço vai ser utilizado como ponto de encontro para a juventude do partido, terá uma agenda temática e abrigará material de campanha. Também chamado de Quartel General, foi pintado de amarelo com detalhes em vermelho, cores da campanha, e conta com 2 mil metros quadrados (espaço físico mais estacionamento).

Muda Recife!

Em conversa com a militância, durante o lançamento de seu comitê de campanha Geraldo Julio destacou o desejo de renovação e mudança para a cidade. Fazendo referência genérica a um pernambucano – que muitos acreditaram ser o governador Eduardo Campos (PSB), ou até mesmo o ex-presidente Lula (PT) – cravou que os pernambucanos, sobretudo os recifenses, precisam “sonhar” uma nova cidade, elencando que necessitam serem feitas na cidade.

Geraldo Julio enumerou diversos investimentos que desembarcaram em Pernambuco nos últimos anos, a exemplo da Refinaria Abreu e Lima e o Estaleiro Atlântico Sul. Na conversa, o socialista pregou que a iniciativa de mudança em áreas que são, atualmente, os calos da atual gestão na PCR. Defendeu uma intervenção no trânsito do Recife, a navegabilidade nos rios, a construção de ciclovias e conservação das calçadas, a valorização do bairro do Recife e do Centro da cidade.

“O Recife precisa de uma iniciativa nova. O Recife tem o direito de sonhar para ter um futuro melhor. Esse pernambucano que falei é vocês, sou eu, somos todos nós. É como diz o poeta, sonho que se sonho junto vira realidade”, disse, parafraseando o escrito chileno Pablo Neruda.

Sobre o quadro de desconhecimento, Geraldo Julio afirmou que o cenário será revertido visitando as comunidades e levando a campanha para a rua. “Vamos fazer a campanha normalmente. Estamos visitando várias comunidades, os candidatos a vereador tem trabalhado em todos os bairros, na cidade inteira, e a campanha está seguindo muito bem, até num ritmo mais rápido que o esperado”, colocou.

Fontes: NE10 e Blog da FolhaPE