Estudiosos elogiam proteção ecológica no Tibete

Considerado como o "Teto do Mundo", o Planalto Qinghai – Tibete situa-se na Região Autônoma do Tibete, com a maior altura acima do nível do mar no mundo. No entanto, devido a diversos fatores geográficos e climáticos, seu meio ambiente é bastante frágil.

Nos últimos anos, o governo central chinês tem dando importância à proteção ambiental e construção ecológica regional. Felizmente, a natureza tibetana continua melhorando.

O vice-pesquisador da Academia de Ciências Sociais do Tibete, Dawa Tsering, afirmou que os investimentos do governo em proteção ambiental têm aumentando cada ano mais e os trabalhos também obtém êxitos positivos. Ele disse ainda,

"Agora, com o crescimento do número de turistas, as áreas turísticas tibetanas sofrem algumas pressões. Por isso, adotamos medidas de planejamento das linhas turísticas e administração turística, para limitar a pressão ao meio ambiente provocada pelo turismo. "

Tsering considerou que a proteção ecológica local ainda enfrenta muitos desafios. As mudanças climáticas são o maior deles. Nos próximos anos, a acerelação do derretimento de geleiras levará impactos negativos para a vida de pastores locais.

A China ainda realiza cooperação internacional para garantir e melhorar o meio ambiente tibetano. Dr. Andreas Gruschke, da Universidade de Leipzig, na Alemanha, tem participado de pesquisas sobre a ecologia tibetana. Nos últimos trinta anos, ele visitou o Tibete mais de 50 vezes. Ele acha que o Tibete mudou bastante. Ele falou,

"Em 1984, visitei pela primeira vez o Tibete. Comparando com aquele momento, aqui houve uma mudança enorme. Muitos residentes da pradaria já se mudaram para cidades. Antes, eles enfrentavam problemas de educação, mas agora, os problemas foram resolvidos. Eles têm vidas cada vez mais ricas."

O estudioso alemão também indicou que os confrontos entre homem e natureza levam desafios para o desenvolvimento sustentável na região.

Estão sendo realizados atualmente projetos cooperativos internacionais em relação à proteção ambiental do Tibete. Ethan Goldings, da Winrock International, disse que o órgão apoia os camponeses de todo o mundo com técnicas efetivas. Neste momento, eles estão no Tibete orientando os camponeses e pastores locais no plantio de árvores e ervas para resolver os problemas de desertificação. Ele disse,

"O governo da China está fazendo projetos de retornar campos cultivados às florestas em várias regiões. E as obras no Tibete funcionam muito bem e os habitantes locais se preocupam muito com seus ambientes residenciais".

Fonte: Rádio Internacional da China