Frente Belém nas mãos do Povo denuncia manipulação das pesquisas
A Frente Belém nas mãos do povo(PSOL, PCdoB e PSTU) denuncia em nota manipulação feita em pesquisa pelo jornal 'O Liberal'. O jornal 'O Liberal' do último domingo (26) através de manipulação das pesquisas confude o eleitor, tentando passar dados falsos quanto as pesquisas às eleições à prefeito de Belém, ultilizando de institutos (Ibope e VoxPopuli) e metodologias diferentes o jornal agride o bom jornalismo traçando um novo quadro para as intenções de votos em desacordo com as reais pesquisas. Segue a íntegra da nota.
Publicado 27/08/2012 13:49 | Editado 04/03/2020 16:53
DENÚNCIA – A MANIPULAÇÃO DAS PESQUISAS JÁ COMEÇOU
1. Na edição deste domingo (26), o jornal O Liberal publica uma pesquisa de intenção de voto do instituto Vox Populi para a Prefeitura de Belém que, mais uma vez confirma a liderança de Edmilson por ampla margem de vantagem em relação aos outros candidatos. No entanto, o tratamento editorial que compara as pesquisas de dois institutos (Ibope e Vox Populi) diferentes, com metodologias e desenho amostral distintos fere qualquer norma de bom jornalismo. Ao utilizar esta manobra, com apoio de gráficos e recursos visuais o jornal pretende passar a seus leitores a falsa impressão de que teria havido ao longo das últimas duas semanas mudanças significativas nas intenções de voto, com queda ou crescimento entre os diversos concorrentes.
2. Para ampliar o conteúdo manipulador, o texto de abertura da "matéria", na mesma primeira página, afirma que a pesquisa Vox Populi "mostra mudança na intenção de voto após início do horário eleitoral", sem destacar que até a data da publicação da pesquisa tinham ido ao ar tão somente dois programas eleitorais gratuitos para prefeito e um número limitado de inserções o que, como é óbvio, é muito pouco para sustentar tal afirmação.
3. Embora a pesquisa da Vox Populi confirme a liderança folgada de Edmilson, é evidente que a manipulação das pesquisas eleitorais já começou – recurso típico de candidatos com muito dinheiro e poucos votos- numa tentativa espúria de influenciar a definição de votos do eleitorado e tentar desta forma antiética, deter a maré crescente pró- Edmilson, visível de tal forma nas ruas de Belém que torna factível, inclusive, a vitória no primeiro turno, como até mesmo a pesquisa Vox Populi confirma.
4. A Frente Belém nas Mãos do Povo conclama seus militantes e apoiadores a permanecerem vigilantes e mobilizados para denunciar o vale tudo eleitoral e qualquer tentativa de manipulação das pesquisas eleitorais. A utilização de métodos desqualificados na disputa ainda nos primeiros dias da contenda eleitoral revela o desespero daqueles que temem a volta de Belém para as mãos do seu povo.
Belém, 26 de agosto de 2012
Coordenação da Frente Belém nas Mãos do Povo (PSOL-PCdoB-PSTU)