SSA: Javier se reúne com Educadores
Neste domingo (16), Javier se reúne com educadores da rede pública e privada, de escolas, cursinhos e universidades, para apresentar projetos para a área da educação. “É um encontro importante para sistematizar ideias e sugestões que possam ser convertidas em projetos de lei e também em políticas públicas voltadas para fortalecer a rede municipal de ensino, considerando as necessidades tanto de alunos quanto do corpo docente”, destacou o professor Renato Dórea, um dos organizadores do evento.
Publicado 13/09/2012 18:24 | Editado 04/03/2020 16:17
Entre as propostas de Javier para a educação, desponta a criação de um programa para bolsas de estudos em faculdades privadas, aos moldes do ProUni, visando democratizar o acesso ao ensino superior. “Desde que iniciei minha militância, ainda no movimento estudantil, quando cheguei à presidência da UNE, sempre defendi a educação como um direito básico”, afirmou Javier.
O candidato também defende a instituição do Serviço Social nos estabelecimentos de ensino da rede pública. “Além de ampliar o mercado de trabalho para os profissionais da área, contribui para a redução da evasão escolar e mesmo da violência”, explica Javier.
Compromisso com a educação – Quando deputado, propôs a criação de um Programa de Habilitação para Professores Estaduais, um Programa de Assistência Estudantil, eleições diretas para reitor e vice-reitor, e a reserva de 50% das vagas nas Universidades Estaduais para estudantes que tenham cursado o ensino fundamental e médio em escolas públicas.
“Javier sempre foi um parlamentar que defendeu educação de qualidade, social, pública e gratuita”, afirmou Elza Melo, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia – APLB. "Durante seus mandatos de vereador e de deputado, Javier elaborou leis importantes de apoio à educação e à cultura", endossou o secretário para Assuntos da Copa do Mundo e ex-secretário municipal de Educação, Ney Campello.
O encontro será na Confraria do França, Rio Vermelho, a partir das 13h30. Aberto a todos os interessados em debater propostas para a educação.
Ascom/Comitê Javier 6522