24 mil bancários em greve no DF
A greve nacional dos bancários teve início nesta terça-feira . Ao todo, a categoria reúne cerca de 500 mil funcionários em todo o país. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Brasília, cerca de 24 mil funcionários aderiram à greve só no Distrito Federal.
Publicado 19/09/2012 10:03 | Editado 04/03/2020 16:40

Muitos dos que foram às agências ontem de manhã, relatam já estar sofrendo os prejuízos da greve, que não tem previsão de término. O médico Diney Soares Torres Albuquerque se diz prejudicado. “Precisava pedir um formulário de transferência de imóvel e agora o aluguel vai sair atrasado”, conta.
Na agência da Caixa Econômica Federal do Sudoeste, os funcionários estavam no local, mas negavam atendimento devido à paralisação. Nenhum deles quis falar com nossa equipe.
Já na agência do Banco do Brasil, não haviam funcionários prestando atendimento. Alguns terminais de auto-atendimento não estavam funcionando e clientes informaram que o próprio banco não auxiliava no que era necessário.
De acordo com informação dada no site oficial do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal, caso o funcionário não queira aderir à paralisação e resolva trabalhar, ele não deve aceitar. "Grave o registro da mensagem de celular, com hora e data e encaminhe ao Sindicato", diz o texto.
Dentre as reivindicações, os grevistas almejam um piso salarial de R$ 2.416,38, maior participação nos lucros e resultados dos bancos, criação de planos de cargos e salários e mais contratações, além da proteção contra demissões imotivadas.