Economia francesa teve crescimento nulo no 2º trimestre
A França teve um crescimento nulo do Produto Interno Bruto (PIB) durante o 2º trimestre do ano, o que eleva a nove meses consecutivos o estancamento da economia no país. De acordo com uma reportagem do Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos (Insee), este indicador mantém-se imóvel no período de outubro a dezembro de 2011, após um leve crescimento de 0,2% entre julho e setembro deste ano.
Publicado 28/09/2012 10:26
A difusão das estatísticas coincide com a análise nesta sexta-feira (28) no Conselho de Ministros do projeto de orçamento da nação para 2013, no qual contém severas medidas de austeridade e um forte aumento de impostos.
Para cumprir a meta de reduzir o déficit fiscal para 3% do PIB no próximo ano, O Governo de François Hollande deve obter entre 30 e 40 bilhões de euros adicionais destinados para compensar a falta de crescimento.
Estes recursos sairão de uma forte redução do gasto público e um aumento dos impostos que chegarão no setor empresarial e uma parte da população. Segundo o primeiro ministro Jean-Marc Ayrault, nove em cada dez contribuintes não serão afetados pelos aumentos fiscais e as medidas se complementarão com reformas estruturais para conseguir a reativação da economia.
Especialistas apontam as dificuldade deste projeto e o risco de cair em um circulo vicioso de austeridade e recessão, como ocorreu em outros países como a Grécia e a Espanha.
Com Prensa Latina