Partidos laicos egípcios convocam manifestações
Partidos e organizações egípcias laicas e de esquerda convocaram nesta quarta-feira (17) manifestações na próxima sexta por justiça social e uma Constituição que represente todos os egípcios, indica o comunicado difundido pelos organizadores.
Publicado 17/10/2012 18:18
Os mais recentes protestos políticos nesta capital, na última sexta (12), degeneraram em violentos enfrentamentos entre partidários e opositores do presidente Mohamed Morsi, deixando um saldo de mais de 120 feridos e um forte ressentimento social.
O comunicado estabelece que as concentrações de sexta, intituladas "Do Egito para todos os Egípcios", começarão no final das orações islâmicas com saídas dos distritos de Mojandisin, Chubra e Zayeda Zeinab da capital até se encontrarem na famosa Praça Tahrir (Libertação, árabe) no centro do Cairo.
Pela noite, a partir dessa praça, sairão enormes passeatas até a sede do Conselho de Choura (Câmara alta do Congresso) e o Palácio Presidencial no distrito de Heliópolis, explica o texto.
Desta vez a maçã da discórdia é o projeto de Carta Magna elaborado pela Assembleia Constituinte que os grupos convocantes consideram que ignora os direitos das mulheres, os menores e minorias como os deficientes e devotos de outras religiões.
Ontem, Hosam al Gariani, presidente da Assembleia Constituinte, anunciou que no fim de novembro o texto será submetido a referendo para ser posto em vigor a princípios de 2013.
Entre as mais de vinte assinaturas da convocação às manifestações, aparecem os partidos Constituição, Frente Democrático, Comunista, Socialista Egípcio, Tagammu, Social Democrático, Egípcios Livres, da Conferência e outras organizações.
Fonte: Prensa Latina