Multa recorde por desastre ambiental em 2010 deve ser paga por BP
A BP deve pagar valor recorde por uma multa criminal norte-americana, além de se declarar culpada de má conduta em relação ao desastre ambiental de Deepwater Horizon, que resultou no maior derramamento de petróleo em alto mar na história do país. O acordo judicial com o Departamento de Justiça sobre o desastre de 2010, no qual 11 trabalhadores morreram, pode ser anunciado nesta quinta-feira (15).
Publicado 15/11/2012 14:50
A BP, empresa sediada em Londres, confirmou hoje que estava em "discussões avançadas" com o Departamento de Justiça e com a SEC (órgão regulador dos mercados de capitais dos EUA).
Três fontes, que falaram sob condição de anonimato, disseram que a BP se declararia culpada em troca da renúncia de futuras ações judiciais sobre as acusações. o Departamento de Justiça declinou comentar as afirmações.
O valor do pagamento da BP pela explosão da plataforma de Deepwater Horizon no Golfo do México e pelo vazamento do poço de petróleo de Macondo não foi informado, mas uma das fontes afirmou que seria a maior multa criminal na história dos EUA.
O recorde atual é da Pfizer, que pagou multa de US$ 1,3 bilhão em 2009 por uma fraude de marketing.
Fonte: Folha de S. Paulo
(imagem da plataforma Deepwater Horizon, operada pela BP no golfo do México (EUA), que explodiu a 240 km de Nova Orleans em 2010: Gerald Herbert/Associated Press)