PC chinês: conceito de desenvolvimento científico vira diretriz

O 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) aprovou a 18ª edição de emenda ao estatuto da entidade. O "conceito de desenvolvimento científico" foi incluído no documento para se tornar uma das diretrizes para a administração do Partido.

O ponto essencial deste conceito é priorizar os interesses do povo. Com o crescimento vertiginoso da economia, a China, que tem a maior população do mundo, já resolveu no geral o problema de alimentação e moradia. Hoje em dia, os chineses se preocupam mais com temas como as maneiras de se elevar a renda, melhorar o meio ambiente e promover a educação das crianças.

A esperança da população reflete as mudanças da China na nova era. Ante os desejos das diferentes camadas sociais, o PCCh definiu o conceito de desenvolvimento científico como sua política orientadora. Para o estudioso Cai Zhiqiang, a iniciativa é uma resposta sincera à procura do povo chinês por uma vida melhor.

"A inclusão do Conceito de Desenvolvimento Científico no Estatuto do Partido Comunista da China está intimamente ligada aos interesses da população. Se as políticas do Partido correspondem aos desejos dos diferentes setores da sociedade e aos interesses da população comum, isso mostra o objetivo básico de um partido no poder. A nova meta do PCCh é atender os anseios do povo para a vida no futuro."

A emenda do estatuto do PCCh também despertou muita atenção no exterior. O mundo está acompanhando de perto as mudanças do pensamento e do conceito de administração do partido no poder da segunda maior economia do planeta. O especialista espanhol sobre a China, Xulio Rios, considera que o PCCh é o dirigente e o promotor de todas as mudanças que o país asiático testemunhou. O conceito de desenvolvimento científico vai servir como umas das diretrizes para o desenvolvimento do Partido e da China por um longo prazo.

"De modo geral, o conceito de desenvolvimento científico pode ser interpretado como "desenvolvimento sustentável". Mas, de fato, seu teor é muito mais rico que o desenvolvimento sustentável. Normalmente, o desenvolvimento sustentável se refere à proteção ambiental no crescimento econômico. No entanto, o conceito de desenvolvimento científico significa o equilíbrio e coordenação de todos os aspectos da sociedade. Por exemplo, o progresso da ciência e tecnologia e a ênfase à inovação, aos interesses do povo e à justiça social. O desenvolvimento deve priorizar a qualidade e beneficiar toda a população, não apenas os chineses, como também o povo mundial."

Além do conceito de desenvolvimento científico, a "construção ecológica" também foi incluída pela primeira vez no estatuto do PCCh. A definição do termo aponta que o partido vai seguir o caminho da "produção desenvolvida, padrão de vida elevado, bom meio ambiente e desenvolvimento ecológico". A construção ecológica vai ser enfatizada em todos os aspetos e todo o processo de construção econômica, política, cultural e social do país. Isso também é uma prática do conceito de desenvolvimento científico. O secretário-geral do Comitê Central do PCCh, Hu Jintao, fez comentários importantes sobre a iniciativa durante o Congresso.

"A construção ecológica é um plano importante de longo prazo, associado ao bem-estar do povo e ao futuro da nação. É necessário colocar o desenvolvimento ecológico em lugar de destaque e se esforçar para criar uma China bonita, a fim de promover o desenvolvimento permanente da nação."

Fonte: CRI