Venezuela comemora primeiro aniversário da Celac

Autoridades venezuelanas e diplomatas no país comemoraram, na última segunda-feira (3), o primeiro aniversário da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), cujo objetivo é aprofundar a integração na região. 

Celac - AVN

"A Celac nasce com a experiência, com a historia de órgãos que estão se desgastando nos últimos 50 anos na América Latina", declarou o diretor de Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela Rubén Darío Molina, 

Na última segunda-feira, Molina realizou um discurso durante o ato na Praça Bolívar de Caracas, para comemorar o aniversário do bloco regional. O funcionário lembrou que "a Celac não se resume a temas políticos, mas sim pratica a solidariedade com países da região". 

"A Celac tem sido firme e tem informado aos chefes de Estados e governos para que diante das Nações Unidas (ONU) estaremos presentes como bloco, para a defesa de Cuba diante do bloqueio e para que as Malvinas voltem para a Argentina de forma plena", destacou Molina.

Por sua vez, o embaixador da Argentina em Caracas, Carlos Cheppi, expressou que o presidente venezuelano Hugo Chávez, junto com outros mandatários da região "tem sido muito importantes na formação do bloco".

"Nossa força está em continuar gerando estes processos de integração que nos vão deixar cada vez mais fortes", destacou.

A Celac surgiu há um ano em uma reunião presidida por Chávez em Caracas e que contou com a assistência de cerca de vinte chefes de Estado e de Governo assim como representantes dos 33 países que a integram.

Fonte: Ansa