Caderneta facilita atendimento médico ao idoso em Olinda
Facilitar atendimento ao idoso. Esse é o objetivo da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa que contém informações básicas destinada à população acima de 60 anos. Nela, são observadas as condições de saúde e sócio econômicas, acompanhamento das doenças crônicas, degenerativas, além das ocorrências de quedas, fraturas e internações.
Publicado 21/01/2013 15:07 | Editado 04/03/2020 16:56
Na caderneta, são anotados dados pessoais e da família, e na ausência desta quem pode se responsabilizar, caso seja necessário. Também são preenchidas informações sobre vacinas e agenda de consultas, bem como pressão arterial, peso, glicemia, medicamentos e suas dosagens, além das alergias e intolerâncias.
Para a coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa de Olinda, Silvia Bezerra, a caderneta é um prontuário que o idoso carrega consigo. “Nela é possível observar vários sinais de risco e priorizar as ações de recuperação, de promoção e de atenção. Além de identificar idosos frágeis ou em processo de fragilização”, disse, lembrando ainda a importância de andar sempre com a caderneta.
Disponibilizada pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios é possível obter a Caderneta nas Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade. Ela deve ser preenchida e atualizada sempre, tanto nas visitas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) quanto nas consultas médicas ou nos grupos das Unidades de Saúde.
Fonte: Site da PMO