Carreta da Mulher é destaque governamental
Experiência bem-sucedida no Distrito Federal na realização de exames preventivos da saúde feminina, a Carreta da Mulher foi uma das atrações do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, realizado no fim de janeiro. A unidade móvel, que já realizou 29.451 exames, foi apresentada pelo governador Agnelo Queiroz aos dirigentes municipais de todo o país.
Publicado 05/02/2013 09:08 | Editado 04/03/2020 16:40

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher foi criada com o intuito de oferecer às moradoras de territórios de vulnerabilidade social e locais de difícil acesso os exames essenciais à saúde da mulher, como ultrassonografia, mamografia e de avaliação citológica, também conhecida como Papanicolau, importantes para a prevenção de câncer de mama e de colo de útero.
Para a secretária Olgamir Amancia, este projeto do governo coloca à disposição da população feminina uma alternativa para que elas cuidem da saúde com mais rapidez e eficiência. Para ela, o governo inverteu a lógica dos atendimentos de saúde. “Agora, nós é que vamos até essas localidades para que essas pessoas realizem os exames. Elas não vão esperar ficarem doentes para pegarem as filas dos hospitais. Aqui, elas têm exames específicos que são feitos com muito mais agilidade do que em um hospital comum”, destaca.
O governador detalhou os bons resultados do projeto, elogiado pelas autoridades que participaram do fórum de discussão. Na oportunidade, ele também ressaltou o quanto o programa poderia ajudar nos serviços de prevenção à saúde feminina nos municípios.
"Dividir essa boa experiência com os prefeitos é uma forma de multiplicar o programa e fortalecer o atendimento preventivo. Em nove meses, a Carreta alcançou resultados de sucesso. Com apenas uma unidade, reduzimos a demanda reprimida. Isso é bom para a saúde das pessoas e para a gestão, e faz parte das ações para melhorar os serviços" afirmou o governador Agnelo Queiroz.
O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Coser, elogiou a iniciativa para recuperar a Saúde do DF, e incentivou os prefeitos a conhecerem alternativas como a Carreta da Mulher. "Busquem descobrir essas realidades, pois, assim como o governador Agnelo, vocês vão preservar vidas com novas políticas públicas", recomendou Coser aos prefeitos e prefeitas presentes na palestra.
Lançada pelo governador Agnelo Queiroz em março de 2012, a unidade oferece três tipos de exames em regiões carentes do DF. Até agora, foram realizadas 9.875 mamografias, 9.256 exames Papanicolau, e 10.320 ecografias.
A expectativa é que até 8 de março deste ano, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, mais um caminhão esteja disponível para atendimento. "Em pouco tempo, o DF terá zerado a fila de espera por mamografias", garantiu o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.
Fonte: Secretaria da Mulher do DF