BA: Encontro da Economia Solidária tem início dia 27

A partir desta quarta-feira (27/02), a Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), promove o Encontro de Formação dos Centros Públicos de Economia Solidária. O evento, a ser realizado até a sexta-feira (1º de março), vai reunir as Organizações Sociais (OS) selecionadas por meio do Edital 09/2012 para implantação de Cesol’s nos Territórios de Identidade do Estado.

O evento acontece no Hotel Bahiamar, no bairro de Jardim de Alah, em Salvador, e será conduzido pelo superintendente de Economia Solidária (Sesol), Milton Barbosa. Na ocasião, haverá apresentações das políticas públicas do governo da Bahia para a Economia Solidária, do programa Vida Melhor e da estrutura da Sesol para atender aos empreendimentos e as redes solidárias. Neste ano, entrarão em operação sete novos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s).

Os Cesol’s serão implantados e gerenciados pela Associação Filhos do Mundo, Centro de Estudos Socioambientais Pangea, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), Rede Pintadas, Associação Beneficente Josué de Castro, Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra (Cediter) e a Fundação Terra Mirim. Os centros irão se somar aos três já em operaçãoem Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Quatro deles serão implantados nas cidades de Itabuna, Pintadas, Guanambi e Juazeiro. E assim como nos três anteriores, os empreendedores solidários terão direito à assistência técnica e acesso aos meios de produção, o que permitirá a geração de renda e a dinamização criativa da economia popular no Estado.

Criação

Os Cesol’s foram criados pelo Governo da Bahia para a formação de redes de fortalecimento e criação de circuitos econômicos alternativos dos empreendimentos associativos e de comércio justo e solidário da Bahia. No dia a dia, os centros prestam serviços de consultoria organizacional; microcrédito e finanças solidárias; desenvolvimento de técnicas comerciais e de comércio justo e solidário; e de uso de tecnologias associadas.

O espaço público pode ser utilizado também para a realização de eventos do segmento e articulação de ações de desenvolvimento local e territorial.

Com esta iniciativa, a Setre pretende operacionalizar as ações previstas no Programa Vida Melhor, que prevê até 2015, a implantação de 30 Cesol’s.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre