Alice e Daniel lamentam a morte de Hugo Chávez

Os deputados federais do PCdoB da Bahia, Alice Portugal e Daniel Almeida, lamentaram a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ocorrida na noite da última terça-feira (5/3). Para os parlamentares, não só a Venezuela perde, mas também toda a América Latina.

Daniel explicou que Chávez, além de um grande líder, foi também um referencial para os países latinos. “Aqueles que lutam por justiça têm em Chávez uma referência, pelas suas ações e táticas na política em favor dos mais pobres. Mesmo os que não gostavam dele, respeitavam a sua coragem e capacidade de liderar”.

Sobre o legado do presidente venezuelano, Daniel afirmou que fica a confiança na democracia e na ação consciente do povo. “Ele governou por 14 anos, enfrentando as oligarquias tradicionais, a mídia, os setores golpistas das próprias Forças Armadas, sempre transferindo para o povo o destino da Venezuela, sempre respeitando as leis”, completa.

Alice Portugal usou as redes sociais para se manifestar sobre a morte de Chávez e pontuar os legados do presidente. “Chavez devolveu a auto-estima dos Venezuelanos, antes humilhados pelos grandes do petróleo aliados dos EUA. Fez a reforma educacional mais importante da Venezuela, reduziu o analfabetismo, incluiu socialmente, elevou a consciência do povo”.

A deputada também prestou solidariedade ao povo venezuelano e sugeriu que a força seja mantida, nesse momento. “Após chorar a partida de seu líder, mantenha-se de pé, zelando pelas vitorias sociais conquistadas. Honrando Bolívar e Chavez!”, completou.

Hugo Chávez tinha 58 anos e há mais de um ano lutava contra um câncer. Em seu lugar, assume o vice, Nicolás Maduro, até que novas eleições sejam convocadas para a escolha do novo presidente.

De Salvador,
Erikson Walla