Em sessão solene do Congresso, Jô recebe diploma Berta Lutz
O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou ao abrir a sessão solene em homenagem à mulher, na manhã desta quarta-feira (6), que até o fim deste mês o Senado apreciará o dispositivo que amplia direitos trabalhistas a trabalhadores domésticos, em sua maioria mulheres, já aprovado pela Câmara
Publicado 07/03/2013 13:23 | Editado 04/03/2020 16:49
Ele também informou que o Senado estava criando a Procuradoria da Mulher, que ficará sob a responsabilidade da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Na sessão solene foram entregues os diplomas a cinco mulheres na 12ª edição do prêmio Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Entre as agraciadas que se destacaram nas áreas de assistência social, direitos femininos, saúde e educação estão a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), a educadora Adélia Moreira Pessoa, as ativistas Amabília Vilaronga de Pinho Almeida e Telma Dias Ayres e a missionária Luzia Santiago.
Jô Moraes, emocionada, disse que o prêmio tem um enorme significado , primeiro por reconhecer a contribuição das mulheres em cada uma das homenageadas. “No meu caso especial, homenageia uma geração de mulheres que resistiram na luta contra a ditadura e ao modelo neoliberal, neste caso pela União Brasileira de Mulheres”, disse.
A deputada também estendeu sua premiação a todas as mulheres que hoje estão nas ruas, às trabalhadoras, às mulheres do campo. “Esse prêmio recebo como um prêmio a essas mulheres”, enfatizou.
A sessão solene foi prestigiada por todos os deputados e deputadas do PCdoB. Compuseram a mesa, além dos presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros e Henrique Eduardo Alves, as ministras Eleonora Menicucci (Mulher) e Luiza Helena Bairros (Seppir), as senadoras Vanessa Grazziotin, Lídice da Mata e Angela Portela e as deputadas Janete Pietá e Elcione Barbalho. Ao final das homenagens, houve uma chuva de pétalas de rosa.
Informações da Liderença do PCdoB